Obras na Estrada Nova em pleno vapor reacendem o sonho das famílias de ter moradia digna

Blandina Prestes, de 59 anos, por anos morou sobre o canal da Quintino, convivendo com o fedor da lama e com o risco de alagamentos que as marés altas e chuvas grandes traziam no inverno, em 2006, quando começaram as primeiras obras de saneamento da Prefeitura naquela área, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben I).

Segundo ela, não era uma vida fácil, cheia de restrições e doenças e o início das obras surgiu como esperança de dias melhores. Mas, desde então, outro drama se instalou no cotidiano da dona de casa, porque com o início desse serviço, mais de 90 famílias foram remanejadas e há 16 anos tentam se estabelecer em algum lugar.

“Eu já não tenho nenhum móvel, nessas tantas mudanças que eu já fiz ao longo desse tempo. Já perdi a conta dos armários, camas, sofás, geladeiras que eu tentei ter”, relata a dona de casa.

“Nossa esperança é essa obra aqui”, fala apontando o canteiro de obras em pleno funcionamento. “Quando soubemos que estavam construindo um conjunto habitacional aqui, perto da área de onde nós fomos tirados, a nossa esperança reacendeu, porque soubemos que os apartamentos eram para nós”, completa.

Moradia digna – A obra citada por Blandina diz respeito ao conjunto habitacional e comercial da Condor, que deverá ser entregue já no primeiro semestre de 2023. O investimento de R$ 33 milhões é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, que será pago pela Prefeitura de Belém.

O empreendimento contará com 224 unidades habitacionais e 44 boxes comerciais destinados aos moradores remanejados do Promaben I, bem como as famílias que serão remanejadas com o início das obras do Promaben II, que está em fase de projeto licitatório.

A esperança de conseguir moradia digna de Blandina no bairro que construiu a sua vida é compartilhada por Maria Francinete Lopes, de 39 anos. Ela comenta que são 16 anos de espera e, por esse motivo, a expectativa é grande para ver o conjunto habitacional construído. “Quando a gente soube da notícia que seríamos contemplados com o conjunto, a gente ficou muito feliz”, conta a dona de casa.

“Aqui se inicia um grande sonho, tanto da nossa gestão, em solucionar esse problema, quanto das famílias remanejadas”, destaca o coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues.

“Nós, do Promaben, temos a satisfação de começar essa obra do conjunto, que será destinada a famílias que anteriormente foram afetadas pelas obras do Promaben, sobretudo, com o abandono das gestões anteriores. Atualmente, temos famílias que há 16 anos vivem com o auxílio-moradia”, ressalta Rodrigues.

O conjunto habitacional está sendo construído no bairro da Condor e vai contar com área de lazer, churrasqueiras, playgrounds, academia ao ar livre, central de resíduos, reservatório elevado, cisterna e 91 vagas de estacionamento, com acessibilidade às pessoas com deficiência.

Texto: Márcia Lima

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar