A prefeitura de Belém segue com o cronograma de realização de oficinas de capacitação voltadas aos profissionais do ramo de alimentação, que atuam no distrito de Mosqueiro. Nesta terça-feira, 5, foram ministrados cursos sobre descarte e separação do lixo e atendimento ao cliente. O objetivo é levar aos empreendedores locais e profissionais que atuam nas atividades turísticas da Ilha, práticas sustentáveis, conscientização ambiental e qualidade no atendimento aos frequentadores e turistas, que visitam Mosqueiro.
Ações estratégicas – O projeto de capacitação ocorre por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belémtur), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belem (Codem) e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), e faz parte das ações estratégicas e iniciativas da gestão municipal em prol do desenvolvimento urbanístico e turístico de Belém.
O projeto direcionado à qualificação profissional teve início na segunda semana de março com a oferta de sete cursos, que ocorreram de forma gratuita. A iniciativa antecede o Festival Gastronômico “Turismo das Ilhas – Edição Mosqueiro”, que tem data prevista para os dias 14 e 15 de maio deste ano.
"A proposta das oficinais é promover, por meio de uma metodologia participativa, práticas de aperfeiçoamento nas atividades turísticas desenvolvidas nas regiões das Ilhas, que contemplam o município de Belém, identificando as potencialidades, tendo foco no desenvolvimento sócio-econômico local", explicou a diretora de Turismo da Belémtur, Ana Santiago.
Capacitação – O Desafio da Gestão dos Resíduos Sólidos foi o tema abordado na oficina ministrada pela Secretaria Municipal de Saneamento de Belém. Já a Belémtur foi responsável pelo workshop de Atendimento ao Público.
“A implementação desses programas de capacitação traz a conscientização estratégica, para criarmos metas de reduzir o descarte inadequado dos resíduos produzidos", disse Joseilda Alves, produtora local.
"Trabalho com a confecção de molhos de pimentas artesanais, chego a recolher mais de 50 garrafas de vidro aos finais de semana, realizo a higienização e reutilizo. A reciclagem faz parte do meu empreendimento, por isso a importância do descarte em local apropriado”, destacou Joseilda.
Texto: Kamila Santos