Oficina discute regras e normas para o IV Jogos Escolares Municipais

Na rede municipal de ensino, os jogos escolares são esperados com grande ansiedade pelos alunos. E para desenvolver o evento de forma justa, satisfatória e com segurança para os estudantes, a Secretaria Municipal de Belém (Semec), por meio do Departamento de Educação Física (Deef), iniciou na manhã desta quinta-feira, 22, o XV Ciclo de Oficinas “Normas Regulamentadoras para os IV Jogos Escolares Municipais”. A programação está sendo realizada no auditório da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e segue até amanhã, 23.

O evento que reúne os 220 professores de Educação Física da rede municipal, tem o objetivo de discutir o regulamento dos jogos escolares a fim de tornar mais seguro o cumprimento das normas para que não haja a incidência de erros que possam vir acarretar ou prejudicar a participação dos alunos.

No ano de 2014, cerca de 3.200 alunos da rede municipal foram inscritos nos jogos, e agora a proposta é superar as expectativas com relação ao número de alunos participantes.

Coordenadora do Deef, Elizabeth Gomes acredita que o esporte educacional tem contribuído bastante na vida dos alunos. “Muitos são os benefícios agregados à cidadania, como a socialização entre esses alunos, o respeito e a ética. Queremos que nossas crianças tenham esses valores estimulados pelo esporte para sua vivência cotidiana”, frisou. “Esse é um momento de prestar auxílio, principalmente aos novos professores concursados que poderão estar participando pela primeira vez desta grande programação”, completou.

No período da manhã, durante palestra, os educadores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas a respeito das normas estipuladas, período que ocorrerão os IX Jogos Escolares Municipais, suas categorias com as respectivas modalidades, comissões e outras questões. Foram expostos também itens importantes como os termos de compromisso e de participação da escola, que garantirá o cumprimento das formalidades legais do regulamento dos jogos. Para o período da tarde, ficou o preenchimento das fichas de inscrição.

Para o professor recém-concursado, Marcilei Miranda, este é um momento oportuno e importante. “É fundamental estar ciente de todas as normas para que tudo ocorra de maneira correta. Nossa escola não participou dos jogos no ano anterior, porque estava recebendo grandes reformas. Mas agora temos além de uma boa estrutura, ônibus escolares que garantirão o transporte dos alunos e também excelentes quadras para a realização de treinamentos esportivos antes do evento”, contou o educador físico da Escola Monsenhor Azevedo, localizada no distrito de Outeiro.

Hoje, 90% das unidades escolares já contam com espaços adequados para a prática do esporte. Quadras cobertas, iluminadas e com acessibilidade garantirão o treino dos alunos que participam dos jogos. Além disso a Prefeitura de Belém ainda entregou 29 novos ônibus escolares, o que facilitará o traslado dos alunos e possibilitará que escolas localizadas em distritos mais distantes possam participar do evento.

Texto: Natasha Albarado

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar