Começa nesta terça-feira, 25, a partir das 10 horas, a oficina de treinamento para novos bateristas de escola de samba, para os distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro. O projeto, oferecido pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e ministrado pelo professor e maestro Pedro Paulo, acontecerá, nesse primeiro momento, no auditório da Fumbel. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na sede da Fundação.
Os treinamentos dos novos bateristas começarão com as teorias básicas dos instrumentos, para só depois prosseguir com aulas práticas, que serão realizadas na sede da escola de samba Quem são Eles. Pedro Paulo explicou que é muito importante as pessoas interessadas na oficina participarem das aulas.
“Temos uma deficiência muito grande no quesito bateria, quando se trata de escolas de samba dos distritos. São poucos os bateristas e por conta disso as escolas contratam bateristas de fora, para poder participar dos desfiles oficiais", esclareceu o professor.
Para a presidente da Fumbel, Heliana Jatene, as oficinas melhoram a qualidade das baterias de escolas de samba. “Queremos um carnaval cada vez mais bonito. A prefeitura, por meio da Fumbel, quer resgatar os tempos em que o carnaval de Belém era um dos melhores e mais reconhecidos do Brasil e estas oficinas fazem parte desse progresso”, ressaltou.
O diretor cultural da Fumbel, Marcos Marques, chama atenção para a importância das aulas teóricas. “A teoria é muito importante para a qualidade do músico, então, peço a quem se interessar que participe desse grande trabalho”, pontuou.
Texto: Hugo Figueiredo