Como parte da programação dos 400 anos da capital, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Município de Belém (Fumbel), convida o público para a programação “Belém 400 anos através de imagens”, no Cinema Olympia. O evento é gratuito.
Com acompanhamento musical dos pianistas Paulo José Campos de Mello e Leonardo Coelho, Belém será retratada com música e imagens. Haverá, ainda, a participação da soprano Dione Colares que, com canto lírico, homenageará os autores paraenses Waldemar Henrique e Altino Pimenta, numa viagem no tempo pela música.
Para a diretora do Olympia, Nazaré Moraes, a programação é um resgate histórico e cultural de Belém. “Será transmitido um filme com toda a história da cidade e apresentados, através do vídeo, os pontos turísticos, curiosidades e particularidades de Belém”, adianta a diretora do Olympia.
“O público vai poder redescobrir a cidade de Belém e se apaixonar ainda mais pela capital que tem muita história para contar. A programação que contará, ainda, com os pianistas e a soprano, será muito especial. Este é um dos nossos presentes para os 400 anos”, acrescenta entusiasmada.
Entre o repertório estão as canções: “Uma canção de amor” e “Uirapuru”, de Waldemar Henrique; “Lundu Marajoara” e “Toada da Canoa”, de Altino Pimenta.
Dione Colares
Mestre em performance vocal pela University of Missouri – Columbia (EUA) e diplomada pelo Conservatório Carlos Gomes em Belém e Universidade do Estado do Pará, a artista possui intensa atividade artística, tendo participado como solista de várias edições do Festival Internacional de Música do Pará, Festival de Ópera do Pará, Festival Cultural de Fort-de-France na Martinica e Encontro de Arte de Belém.
Em 2005 realizou turnê por cinco capitais brasileiras dentro do projeto FUNARTE – Circulação de Música de Concerto – e em 2010 foi novamente premiada no edital Circulação de Música Clássica, realizando com o Trio da Canção Brasileira, turnê por sete cidades brasileiras.
Leonardo Coelho de Souza
Pianista paraense, iniciou seus estudos de piano aos 6 anos, no Conservatório Carlos Gomes. Formou-se pela Escola de Música da UFPA e cursou licenciatura em música na UEPA. Fez mestrado em piano na Universidade de Missouri, Columbia (Estados Unidos), voltando a Belém em 2002, passa a lecionar na Universidade Federal do Pará.
Olympia
Em abril deste ano, o cinema completa 104 anos. Fundado no dia 24 de abril de 1912 pelos empresários Carlos Teixeira e Antônio Martins, ele é avaliado como o mais antigo em funcionamento no país, considerando-se que sempre esteve no mesmo lugar e não parou as suas atividades por longo período.
Serviço:
Projeto Cinema e Música Especial
Local: Cinema Olympia – Av. Presidente Vargas, 918
Data: 12/01/2016
Hora: 18h
Entrada Franca
Classificação Indicativa: 10 anos
Texto: Adriana Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								