Para comemorar o Dia Internacional da Animação o Cinema Olympia, em parceria com o Cineclube Arte e Ensaio, Projeto de Extensão da Universidade Federal do Pará, exibe nesta quarta-feira, 28, uma programação especial com Mostra Infantil e Mostras Nacional e Internacional. A Mostra Infantil, com classificação livre para todos os públicos, composta por dez curtas metragens, será apresentada às 17h30. Em seguida, às 19h30, haverá a exibição das Mostras Nacional e Internacional.
Em sua 12ª edição o Dia Internacional da Animação é celebrado com sessões simultâneas e gratuitas, de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais, em mais de 200 cidades brasileiras e 40 países, entre os quais França, Portugal, Índia, Polônia, Rússia, Hungria, Israel, Egito, Suécia, Canadá e EUA.
Idealizado pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa), o evento é realizado no país pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e organizado em Belém pelo Cineclube Arte e Ensaio, atividade do projeto de Extensão Cinefilia em Sala de Arte e Ensaio da Universidade Federal do Pará, vinculado à Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte.
As coordenadoras do projeto, professoras Ana Cláudia Melo, do curso de Cinema e Audiovisual, e Carmen Silva, do curso de Museologia, explicam que trazer o Dia da Animação para Belém é um meio de dar acesso a uma programação cultural de qualidade e, principalmente, uma boa oportunidade de apresentar às crianças, adolescentes e adultos o mundo mágico da arte da Animação. "Ao organizarmos o Dia da Animação em Belém nos últimos quatro anos, queremos que este evento se torne uma alternativa de acesso à arte de Animação, para além das produções comerciais. Reafirmando, por meio da extensão, um dos princípios da UFPA que é o incentivo ao pluralismo de idéias", ressalta Carmen Silva.
A professora Ana Cláudia Melo lembra que durante a maior parte do século XX o modelo de negócio estabelecido para o cinema de animação foi o dos desenhos animados de Hollywood, que acabou ditando para o mundo o modelo de comércio e produção. Inclusive, o conceito de Animação “para toda a família”, a partir de meados dos anos de 1980. Hoje, juntas, Disney e Pixar respondem pelas maiores bilheterias do cinema de animação. Entretanto, falar de animação atualmente é ainda mais fascinante, em especial, com todas as possibilidades do 3D e das tecnologias digitais de uma forma mais ampla seja para produção ou compartilhamento. "As técnicas estão aí, cada vez mais acessíveis, é só usar a criatividade", afirma.
Programação Belém
28/10 Quarta-Feira
Mostra Infantil 2015
Hora: 17h30
Local: Cinema Olympia – Av. Presidente Vargas, 918, Campina.
Mostras Nacional e Internacional 2015
Hora: 19h30
Local: Cinema Olympia – Av. Presidente Vargas, 918, Campina.
Filmes:
Mostra Internacional
Laznia – Dir. Tomek Ducki
Choir Tour – Dir. Edmunds Jansons
Glad – Dir. Petra Zlonoga
The Pigger Picture – Dir. Daisy Jacobs
Choreography for Copy Machine – Dir. Chel White
Wind – Dir. Robert Lobel
Symphonie N.42 – Dir. Reka Bucsi
Padre – Dir. Santiago Bou Grasso
Mostra Nacional
O Átomo Brincalhão – Dir.Roberto Miller
Ed – Dir. Gabriel Garcia
Occupation: Animator – Dir. Bruna Berford
Castillo y el Armado – Dir. Pedro Harres
Los Rosales – Daniel Ferreira
Faroeste: Um autêntico Western – Dir. Wesley Rodrigues
Mostra Infantil
Miss e Grubs – Dir. Jonas Brandão e Camila Kamimura
Voa João – Dir. Humberto Avelar
Não seja Quadrado – Dir. Isaac Braz
Menina Bonita do Laço de Fita – Dir. Diego Lopes e Claudio Bitencourt
Kid Chup – Dir. Carolina Giannini Veirano e Guilherme Ghussn
Batalha de Máscaras – Dir. Iuri Araújo
Hugo, o monstro – Dir. Humberto Avelar
O Fim é o Começo – Dir. Agner Rebouças, Bruno Pere, Rodrigo Eba, OTA e Thiago Vaz
As Pintas de Junior – Dir. Humberto Avelar
Tênis da Hora – Dir. Thomas Larson
* Texto da Assessoria de Comunicação do projeto
Texto: Prefeitura Municipal de Belém
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								