A Guarda Municipal de Belém começa nesta sexta-feira, 25, a Operação Carnaval 2022, com emprego dos grupamentos de Ações Táticas (GAT), Ações Táticas Com mCães (Atac), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda da Capital (Rondac) e o Operacional.
Ao todo, serão destinados reforços de 396 guardas, 24 motocicletas e oito viaturas, para realizar ações de segurança preventiva e ostensiva, operações de saturação integradas com outros órgãos da segurança pública e fiscalização dos protocolos sanitários.
Os protocolos estão em vigor no decreto estadual e municipal n° 2.044, que estabelece a política de vacinação em combate à covid-19, assim como medidas de proibição de realização de desfile de escolas de samba, festas e blocos em vias públicas.
Tranquilidade – “Fizemos um planejamento baseado nas ações de segurança, para garantir a tranquilidade dos frequentadores, moradores e turistas, que buscam as localidades com balneários, e também para garantir o cumprimento das normas de combate à pandemia", explicou o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro.
"Os eventos de rua, como blocos e escolas de samba, estão suspensos na capital e nos distritos, e nós estaremos monitorando, integrado com outros órgãos da segurança pública, coibindo esse tipo de ação. As festas privadas estão autorizadas desde que respeitem os protocolos sanitários, como o comprovante do esquema vacinal, estas, também serão monitoradas por ações integradas”, informou.
Rondas – O planejamento operacional segue até dia 3 de março, nos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro, onde as guarnições farão rondas, por meio de viaturas, e a pé nas diversas ruas, praias, praças e espaços públicos dessas localidades.
Distritos – A ilha de Mosqueiro, além de receber reforço somando aos agentes do serviço ordinário da Inspetoria do distrito, contará com o ônibus de videomonitoramento da instituição, funcionando 24 horas, em parceria com o Centro Integrado de Comando (Ciop). Outeiro receberá 56 agentes e dois cães, do grupamento de Ações Táticas Com Cães.
Em Icoaraci, o reforço será de 21 agentes do operacional fazendo a segurança e fiscalização no Trapiche de travessia na orla, em horário de grande fluxo.
Capital – Belém continua com o serviço ordinário nos postos de serviços e rondas em toda a cidade. No final de semana, os logradouros públicos recebem reforço de rondas nos horários de maior movimento.
A população conta com o número 153 disponível e gratuito para acionar os agentes da GMB.
Fiscalização e penalidades – As equipes de forma integrada estarão realizando fiscalização diária do decreto n° 2.044, com o intuito de verificar se os estabelecimentos estão cumprindo as medidas protocolares, como a exigência do passaporte vacinal completo.
Os locais que estiverem descumprindo qualquer determinação em vigor podem ser advertidos ou sofrer multas, de maneira progressiva. A multa diária, de até RS 50 mil para pessoas jurídicas, a ser duplicada a cada reincidência, e RS 150,00 para pessoas físicas, a ser duplicada a cada reincidência, além de embargo/ou interdição do estabelecimento.
Texto: Thais Veiga