Em continuidade às ações da Prefeitura de Belém para reordenar as vias públicas e calçadas ocupadas de maneira irregular pelo comércio informal, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 17, uma grande operação no entorno do Complexo da Pedreira.
A operação conjunta, que envolveu as Secretarias Municipais de Economia (Secon), Saneamento (Sesan), Guarda Municipal (GMB) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) objetivou atender a própria comunidade, que passa agora a ter os espaços livres para transitar.
“Estamos devolvendo à população o direito de ir e vir, principalmente aos idosos e portadores de deficiência, que enfrentam dificuldades de locomoção nas calçadas próximas às feiras”, explicou o diretor de Comércio, Publicidade e Vias Públicas da Secon, Bruno Raiol.
Também de acordo com o diretor, “toda a ação foi baseada em princípios legais, tal como rege o Código de Posturas do Município, que garante o livre acesso do passeio público aos cidadãos de Belém, por vezes, descumpridos pelo excesso de equipamentos deixados nas calçadas pelos feirantes e demais trabalhadores informais”.
Ao todo, 22 caixas plásticas foram apreendidas e levadas para o depósito da Secon e poderão ser devolvidas aos trabalhadores mediante pagamento de uma multa pela infração. Sete carros de madeira recolhidos durante a ação serão destruídos por se tratar de material de uso proibido.
A fim de apresentar alternativas para que esses informais exerçam as atividades em outros pontos da cidade, a Secon se propõe a recebê-los na sede da Secretaria, localizada Travessa Piedade, 651, Reduto.
Texto: Roberta Corrêa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								