A manhã desta segunda-feira, 4, marcou o início do segundo semestre letivo na rede pública de ensino e trouxe de volta uma preocupação recorrente aos órgãos de trânsito: a organização do fluxo de veículos em frente às escolas da capital.
Para evitar transtornos e conscientizar os pais e condutores de transporte escolar sobre a importância de uma atitude responsável, equipes de fiscalização e educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) começaram bem cedo o trabalho de orientação nas áreas de embarque e desembarque de estudantes em frente às escolas de Belém, especialmente as localizadas em áreas de intenso fluxo de veículos, como é o caso do centro da cidade.
A intenção não é só minimizar o impacto gerado pelo trânsito em frente aos estabelecimentos de ensino, mas garantir que a comunidade escolar, como um todo, seja também um agente propagador de boas práticas. A ação que visa organizar esse fluxo de veículos em frente às escolas, chamada de “Operação Volta às Aulas”, prossegue até o dia 21 de agosto.
O objetivo é reduzir a ocorrência de conflitos e acidentes de trânsito nos arredores das escolas, principalmente em áreas que também abrigam corredores viários, como é o caso da avenida Nazaré, em Belém.
A preocupação em torno desse assunto desperta o interesse coletivo na solução do problema e já foi tema de vários debates e até de pesquisas acadêmicas, como é o caso de uma dissertação de mestrado pautada em entrevistas feitas com alunos de escolas particulares e que comprovou que a organização do trânsito reflete diretamente no público estudantil, mais especificamente nas crianças, que reproduzem os bons ou maus exemplos recebidos dos pais ou responsáveis.
Segundo a docente em Terapia Ocupacional Ana Paula Girard, além das noções de segurança no trânsito, iniciativas como essa, da Semob, de investir na concientização dos condutores, incide também na qualidade de vida de motoristas e passageiros, já que com um trânsito fluído o nível de estresse para ambos é muito menor.
“No decorrer da pesquisa era evidente a melhoria na relação e no comportamento dos alunos e também dos pais com o trânsito”, diz Ana Paula. Ela destaca, ainda, outros fatores positivos como a percepção que os alunos passaram a ter da importância da faixa de pedestres e também da própria figura do agente de trânsito. “O agente de trânsito, que antes era visto apenas como aquele punia e aplicava penalidades, agora passou a ser encarado como aquele que educa e orienta o cidadão a fazer uma travessia segura e a conduzir o veículo de modo consciente”, argumenta.
A pesquisadora fez com que crianças imprimissem suas opiniões em desenhos ou redações, mostrando como era o trânsito em frente à escola antes do programa "Semob na Escola" – sem faixa de pedestres, áreas destinadas ao embarque e desembarque de estudantes, e também sem agentes de trânsito – e depois, com a implementação de todos esses elementos.
Operação
Durante a operação Volta às Aulas, os arte-educadores da Semob ficarão distribuídos em oito escolas situadas em perímetros de intenso fluxo de veículos e pedestres. “Estamos orientando o corpo discente, docente, responsáveis dos alunos, bem como o quadro técnico e de apoio das escolas nos horários de entrada e saída dos alunos”, explica a chefe de Divisão para Educação no Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.
A operação iniciou nesta segunda-feira, 4, pelos colégios Nazaré e Santa Catarina de Sena, e prosseguirá até o dia 6 de agosto. As próximas a receberem a ação serão as Escola Santa Emília e o Colégio Moderno, nos dias 7 e 8; Colégio Santa Rosa e Sistema de Ensino Universo, nos dias 11 e 12; Colégio São Paulo e Colégio Alfa, nos dias 13 e 14; Colégio Ypiranga e Colégio Peteleco, de 18 a 21, e Ideal Júnior, dias 20 e 21.
Durante a operação os agentes distribuem fôlderes educativos com dicas de comportamentos seguros no trânsito às crianças e repassam orientações relativas à segurança no trânsito e respeito ao estacionamento aos pais e responsáveis. A ação em cada escola terão duração de dois dias.
Além dos arte-educadores, agentes de trânsito permanecerão em frente às escolas orientando os motoristas para que evitem infrações de trânsito, como a formação de filas duplas, a mais comum e recorrente nesses casos. "Essas escolas são escolhidas por serem as que mais provocam congestionamento no horário de entrada e saída, afetando todo o trânsito do entorno. Após o período de volta às aulas, o "Semob na Escola" retomará a programação regular com atividades pedagógicas nas escolas das redes públicas municipal, estadual e privadas localizadas fora dos grandes corredores de tráfego", completa Tatiane Pinheiro.
Texto: Nathalia Petta
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								