A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) entregou nesta sexta-feira, 26, mais uma enfermaria do Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti. A reforma estrutural do antigo prédio do hospital – que inclui a mudança de piso, pintura, troca de móveis e colchões, camas, louça dos banheiros e instalação de novas centrais de ar nas enfermarias – foi iniciada há dois meses.
Esta é a quarta ala liberada para os pacientes em dois meses, somente no prédio antigo. De acordo com a arquiteta responsável pela obra, Louise Ferry, começaram hoje as obras de mais uma enfermaria com prazo imediato para conclusão. “Hoje os trabalhadores entram na enfermaria masculina 302 para dar início ao processo de reforma e, logo depois, à instalação dos móveis novos. Nós só abrimos uma enfermaria por vez, para não ficarmos com várias enfermarias paradas e prejudicarmos o atendimento”, explica a arquiteta.
Oriundo do município de Castanhal, o mecânico Paulo Ricardo, 27, que se recupera de uma cirurgia de apendicite em uma das enfermarias já reformadas, aprovou as mudanças. “A enfermaria está mais aconchegante, o que colabora para a nossa recuperação. São camas mais confortáveis em um ambiente mais apropriado para um pós-operatório. Fui bem atendido e, graças a Deus, logo devo voltar para minha casa, recuperado”, declarou.
Também nesta sexta-feira, 26, começou também a reforma da ala de Raio-X, que abrange a sala onde ficará o novo aparelho e a sala de diagnósticos de exames. “O novo aparelho de Raio-X não necessitará de uma câmara escura, pois ele é totalmente digital. Estamos preparando toda a ala para receber o equipamento e garantir ao usuário os resultados dos exames com mais rapidez”, garantiu o diretor geral do hospital, Dr. Almada Neto.
Texto: Kezia Carvalho