Palacete Pinho recebe ações de reforma e reorganização

Em reunião realizada nesta quarta-feira,1º, diversos órgãos da prefeitura de Belém definiram um cronograma de ações para a manutenção e o restauro do Palacete Pinho, que sofreu ações de criminosos na semana passada.

A partir desta quarta-feira,2, equipes das secretarias de Meio Ambiente (Semma), Saneamento (Sesan) e Urbanismo (Seurb), começam uma força tarefa para garantir a limpeza e reorganização do espaço. “A Sesan começará com os serviços de limpeza interna e externa, e revisão da drenagem para dar condições às demais secretarias de realizarem seus serviços”, explica o secretário de Urbanismo, Adinaldo Oliveira.

Segundo ele, a Seurb realizará a retirada dos lustres, que serão preservados pelo Museu de Arte de Belém (Mabe), para serem recolocados após execução do restauro do prédio. Também será feito o restabelecimento do sistema elétrico e da iluminação interna e externa no local.

A secretaria ficará, ainda, responsável por retomar o projeto de restauro do prédio, tombado como patrimônio histórico. “Assim que estiver tudo limpo e organizado, arquitetos farão o levantamento de danos e de necessidades do bem para reformular o projeto de restauro”, garante o titular da Seurb.

A Semma entrará com os serviços de retirada de vegetação indesejada e a revitalização do jardim. A Guarda Municipal de Belém também fará avaliação das medidas de segurança permanente no local.

Os serviços estão sendo coordenados pela Fundação Cultural do Município de Belém. “Decidimos colocar como prioridade a segurança do espaço. Vamos avaliar os custos da implantação de um posto de vigilância armada por 24 horas”, afirma a presidente da Fumbel, Heliana Jatene.

Texto: Jaqueline Ferreira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar