Palhaçoterapia leva diversão aos pacientes do Hospital Dom Zico

Pacientes de longa permanência do Hospital Dom Zico ganham momentos descontraídos para aliviar tensão da internação
A palhaça Anjoca e seus amigos fazem a alegria de Ângela Cristina, internada há um mês no hospital.
A palhaça dra. Anjoca e colegas mudaram a rotina da paciente Ângela Cristina, internada há um mês no hospital e deixou a enfermaria mais alegre

A partir de agora, uma vez por semana, pacientes do Hospital Dom Vicente Zico recebem a visita dos palhaços do Projeto Sorria. A intenção é tornar a rotina de tratamento médico mais leve e descontraída com as brincadeiras e alento levados pelos integrantes do projeto.

O Projeto Sorria é formado por voluntários que se dedicam ao acolhimento humanizado por meio da arte da palhaçaria e que abraçaram a missão de proporcionar um respiro de diversão e esperança, mesmo em meio aos desafios da recuperação de pessoas em internação hospitalar.

Com muito bom humor, a equipe percorre os corredores e setores de internação. Só a presença dos palhaços, já garante sorrisos, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Segundo a diretora-geral do Hospital Dom Vicente Zico, Anny Segóvia, ajuda a promover o bem-estar dos internados.

Riso é remédio para a recuperação

Ângela Cristina, internada há um mês para tratamento de erisipela, diz que o projeto faz diferença na rotina. “Eles trouxeram um pouco de alegria e alento pra gente. Longe da família, a gente precisa desse momento pra se distrair e esquecer um pouco dessa fase difícil”.

José Augusto, 53 anos, está internado há mais de um mês para sessões de hemodiálise e, também percebeu impacto positivo das visitas dos palhaços. “Tem muita gente que precisa de um sorriso e não consegue ter, principalmente no hospital, onde ficamos cheios de preocupações. Às vezes, a gente pensa coisas que não deveria. O sorriso faz bem pra saúde”, destaca.

Palhaços do Projeto Sorria interagindo com profissionais da saúde que atuam no Hospital Dom Zico. – Crédito: Ascom Sesma

A “Dra. Anjoca” e os colegas palhaços, do Projeto Sorria não espalharam risos só entre os pacientes, mas acompanhantes e funcionários também tiveram que entrar na brincadeira. “Onde o Projeto Sorria chega, a gente sente que há felicidade, sorrisos e tudo ganha um ar mais leve”, garante a “Dra. Anjoca” sobre a ação baseada no riso como remédio poderoso para a recuperação

  • Texto: Tamiris Amorim

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar