A educação municipal se torna cada dia mais inclusiva, levando resultados positivos para alunos com deficiência, pais e familiares. A partir de agora, o bom desempenho só tem a crescer com a parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, a Prefeitura de Belém, o Governo do Estado e o Instituto Paraense de Toxina Botulínica, Ipat que, juntos, estão desenvolvendo o projeto “Rios de Inclusão: cuidando de todos, valorizando cada um”.
O projeto do Unicef, que conta pela primeira vez com a união entre estado e município, tem o objetivo de garantir nas políticas públicas de saúde, educação e assistência social os direitos de crianças e adolescentes com deficiências auditiva, visual, e com doenças neuro-psíquico-motoras, entre outras.
Para alcançar esse objetivo, representantes da tríade educação, saúde e assistência social, tanto do Governo do Estado, através da Coordenadoria de Educação Especial, quanto da Prefeitura de Belém, por meio do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes estão elaborando um cronograma de ações.
Entre as atividades estão a visita aos espaços que hoje atendem este público, formação para profissionais da área da educação especial, seminários sobre o tema e um curso de aperfeiçoamento voltado para as pessoas que já trabalham na educação especial.
No início deste mês, a gerente técnica do projeto, Tana Bassi, acompanhada de uma equipe cinematográfica, visitou as escolas Amália Paungartten, Ayrton Senna e Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, onde foram gravadas imagens do dia a dia escolar e das salas de recursos multifuncionais, que atendem a alunos com deficiência, aprimorando as habilidades e respeitando os limites individuais.
Essas gravações irão compor o vídeo "Histórias de Vida", que irá abordar a importância da inclusão escolar no desenvolvimento da criança com deficiência, em relatos feitos pelos próprios alunos, pelos familiares e pelo professor de Atendimento Educacional Especializado.
De acordo com a gerente, a maneira de como o AEE é realizado em Belém é muito positiva, uma vez que integra todas as partes interessadas na inclusão e no desenvolvimento escolar dos alunos. “Achei o atendimento oferecido muito bom. Pude observar que eles possuem recursos e possibilidades, realizando assim um trabalho humanizado, personalizado e integrado com a família”, afirmou Tana Bassi.
Entre os pontos positivos da educação especial nas escolas visitadas, Tana destacou “as atividades lúdicas desenvolvidas pelos professores do AEE com o apoio do Crie, integração família, professor e aluno na SRM, diretoria das escolas reconhecendo e integrando as SRM como parte importante das atividades da escola e para seus alunos especiais”.
Para a coordenadora do Centro de Referência, Denise Costa, a parceria entre as instituições irá qualificar ainda mais o trabalho que hoje é realizado na esfera municipal.
“A parceria com o Unicef vem fortalecer o trabalho do Crie e elevar o nível das nossas ações, com a consequente melhoria dos indicadores sociais da infância em Belém. O Unicef é um órgão de incontestável capacidade e cuja expertise de seus técnicos vem engrandecendo o nosso trabalho, haja vista a permanente troca de conhecimentos na área da educação como um todo, sobretudo quando as questões são voltadas para as crianças e adolescentes”, disse Denise.
O trabalho da Prefeitura de Belém na área da educação inclusiva já conquistou a confiança familiar, e a cada ano cresce o número de alunos matriculados na rede pública municipal, o que demonstra que o tabu de que as pessoas com deficiência não têm a possibilidade de aprendizado e de uma vida comum, respeitando suas diferenças, está sendo quebrado.
Em pouco mais de um ano, o número de alunos especiais matriculados na rede municipal de ensino dobrou. Hoje são 1.200 alunos atendidos.
As salas de recursos multifuncionais também aumentaram. No início da gestão eram apenas 33, hoje já são 42 salas. Desta forma mais alunos com deficiência recebem atendimento de qualidade, tanto nas salas regulares, quanto no atendimento educacional especializado.
Texto: Aline Saavedra
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								