O telecomunicador Alex Braga tem 41 anos. Nascido e criado em Belém, é um apaixonado pela cidade e sua rica biodiversidade, o que o levou a adquirir um jet ski para visitar a vasta região insular de Belém. Porém, neste sábado, 16, surgiu uma oportunidade diferente para Alex conhecer uma localidade que nunca havia visitado antes, a ilha de Cotijuba. A oportunidade surgiu por meio do passeio fluvial "Esse rio é minha rua", promovido pela Prefeitura de Belém em parceria com o governo do Estado e iniciativa privada. Composto por participantes em lanchas e jet skis, o passeio partiu às 12h do pier da Estação das Docas.
"Os passeios de jet ski são melhores em grupo para ter mais segurança e apoio, por isso essas iniciativas são muito bem vindas. Belém precisa mesmo focar no turismo ecológico que é muito rico", afirmou Alex Braga.
O coordenador do evento e integrante do Comitê Belém 400 anos, Fabiano Scherer, comemora o sucesso e ineditismo da iniciativa que visa fomentar o turismo ecológico na cidade. "Os 400 anos de Belém serão comemorados o ano inteiro, já fizemos passeios ciclísticos, corridas, food trucks. Amanhã, 17, acontecerá a Feira de adoção de cães e gatos, então faltava uma ação como essa, fora da terra firme, divulgando as ilhas de Belém, já que 64% da cidade é formada por ilhas", comentou Fabiano.
O cunho social da ação também foi uma preocupação dos organizadores do evento, que estipularam a doação de dois quilos de alimento não perecível para cada participante, o que foi revertido em doações para a comunidade ribeirinha. "Já que vamos utilizar toda a infraestrutura de Cotijuba, nada mais justo do que levar benefícios para essa região", disse o coordenador do evento.
A escolha de Cotijuba para o lançamento da ação também não foi à toa, como explica o presidente da Pará 2000, Alano Queiroz Pinheiro. "A ilha possui uma bela paisagem, e nós vamos nos dirigir diretamente à praia do Farol que conta com toda infraestrutura pra receber esse público".
Antes da partida para a ilha, a recepção dos participantes foi realizada pelo grupo de Carimbó "Frutos do Pará", no pier da Estação das Docas. O que chamou a atenção do público que passeava pelo local, pessoas como a turista Cláudia Oliveira, de Vitória, Espírito Santo, que há oito dias vêm conhecendo as riquezas de Belém. "Estou realmente encantada pela cidade. Tem uma cultura muito bonita, e é legal ver isso ser divulgado em lugares públicos e de forma gratuita", afirmou Cláudia.
A expectativa dos organizadores é que novas edições do "Esse rio é minha rua" aconteçam em breve. De acordo com o comitê Belém 400 anos, o objetivo é que no segundo domingo de agosto aconteça a segunda edição do evento, encerrando o verão.
O servidor municipal, Marcus Vasconcelos, de 43 anos, já se prepara para a próxima edição e apoia a iniciativa. "Acho importante o poder público participar desses eventos porque isso dá visibilidade e estimula as pessoas a conhecerem esses lugares, que muitos não conhecem", ressaltou. O comerciário Jairo Quaresma também pensa como Marcus, e resolveu levar toda a família para o passeio fluvial. De acordo com Jairo, a ilha de Cotijuba será parada certa nos próximos passeios da família Quaresma, que até hoje, não conhecia a localidade.
"Essa primeira edição é um marco e muitas outras virão. O turismo náutico gera emprego, renda, circulação de pessoas, e com certeza é uma ação que continuará sendo desenvolvida durante a gestão", destacou Alano Queiroz.
Texto: Kennya Corrêa