Parceria entre Semec e Seap ajuda a ressocializar apenados

Com o objetivo de manter as escolas sempre bem cuidadas, mesmo durante a suspensão das aulas, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) avança, nesta semana, de 8 a 12 de março, na parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) na ressocialização de apenados do projeto “Conquistando a Liberdade”.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna, localizada no Parque Guajará, no distrito de Icoaraci, foi a unidade educacional contemplada na última segunda-feira, 8, com serviços de roçagem, capinação, desobstrução de canaletas, lavagem do prédio e demais serviços.

Renda – Com a participação de vinte apenados, a ação planeja atender as 204 escolas do município. A diretora administrativa da Semec, professora Andrea Ewerton, afirma que “a nossa intenção é cuidar das escolas e unidades educacionais, e essa parceria vai gerar renda para os apenados do sistema semiaberto que a Seap tem investido na formação profissional”, disse.

A escola contemplada também se sente agradecida pela parceria. “Estamos muito felizes, porque a escola só tem a ganhar e a comunidade do Tocantins está agradecida pela parceria entre Semec, Seap e a escola Ayrton Senna”, destaca o diretor Gustavo Mendes.

Projeto – O projeto “Conquistando a Liberdade” ainda conta com o “Papo Di Rocha” com a proposta de apenados compartilharem as suas experiências para conscientizar os jovens sobre os riscos da criminalidade. Para o apenado é a oportunidade de voltar ao trabalho e conquistar novamente o respeito da sociedade. Além de ganhar o direito à remissão de pena, ou seja, a cada três dias de trabalho diminui-se um dina na prisão. E ainda recebem uma bolsa de um salário mínimo, sendo repassado metade do valor para as famílias deles.

A ação continuará em outras escolas, incluindo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Liceu Mestre Raimundo Cardoso, localizada no Paracuri, em Icoaraci.

Texto: Tábita Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar