Para garantir segurança e mobilidade no trânsito, as passarelas se tornaram uma opção frequente e importante para as grandes cidades. Recebendo um grande fluxo de pessoas diariamente, esses espaços públicos constantemente sofrem com todo o tipo de lixo e dejetos espalhados pela superfície,disputando espaço com a população que transita pelo local. Foi o que se viu nesta sexta-feira, dia 27, quando menos de 30 minutos após uma grande operação de limpeza realizada pela Prefeitura de Belém em passarelas localizadas ao longo da Av. Almirante Barroso, já era possível constatar os primeiros sinais de sujeira nesses espaços.
“Muitas vezes a gente acaba de fazer uma limpeza e já vê alguém jogando lixo em local proibido. E se alguém passar no dia seguinte por ali, ou até algumas horas depois, vai achar que a Prefeitura não está limpando, não está fazendo o seu papel”, conta o coordenador da divisão de Coleta de Lixo da Secretaria Municipal de Saneamento, Rogério Pinto.
Foi uma manhã inteira de operação, que contou com mais de 12 homens e dois carros-pipa, para fazer a limpeza das passarelas localizadas na Av. Almirante Barroso em frente ao colégio Visconde de Souza Franco; próximo à Tuna; e em frente à Policia Federal. Além disso, uma grande varrição foi realizada em todo o complexo do Pórtico Metrópole, incluindo escadas e passarela.
De acordo com Rogério Pinto, a Sesan executa uma programação diária de limpeza que passa por diversos logradouros públicos da cidade, porém uma das maiores dificuldades ainda é manter esses espaços limpos devido à falta de cuidados da própria população.
A professora Luciane Rocha, de 35 anos, passa diariamente pela passarela do Pórtico Metrópole, em frente ao shopping Castanheira, e admite que, enquanto não houver a colaboração de todos, o espaço continuará sujo. “É importante que a prefeitura faça seu papel, mas todos precisamos contribuir, temos sim nossa parcela de culpa. Enquanto não nos policiarmos a situação não muda”, afirmou.
O estudante Murilo Miranda, de 22 anos, que utiliza constantemente a passarela localizada em frente ao colégio Souza Franco, também ressalta a importância da sensibilização da população para o cuidado com o lixo produzido e onde descartá-lo de forma correta. “Muitas vezes vejo as pessoas jogando lixo pelo chão. A questão da educação é o mais importante, sensibilizar as pessoas para manter os espaços públicos limpos”.
O trabalho de limpeza dos logradouros públicos realizado pela prefeitura de Belém, por meio da Sesan, não param nem aos finais de semana e feriados, por isso neste sábado, 28, o alvo será a praça Santuário, do Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), e todo o entorno, que receberão os serviços de limpeza a partir das 8h.
“A Sesan vem intensificando esses serviços de limpeza. O nosso objetivo é cada vez mais ampliar esse trabalho e contamos com o apoio de todos para manter a nossa cidade mais limpa”, disse o diretor geral da Secretaria, Cláudio Mercês.
Para denunciar o descarte irregular de lixo e entulho, a população deve ligar para o Disque Sesan 156.
Texto: Kennya Corrêa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								