Passeio ciclístico alerta para a prevenção do câncer de próstata

A galera do pedal participou em peso do 2º Passeio Ciclístico Novembro Azul, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Referência Técnica em Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com o Grupo Eart de Ciclismo, na noite desta quarta-feira, 25.Com bicicletas de todos os tipos, sem abrir mão dos equipamentos de segurança e com laço azul no peito, mais de cem ciclistas participaram da ação dedicada a alertar a sociedade sobre os cuidados com a saúde dos homens.

Ainda na concentração, no Complexo Ver-o-Rio, os ciclistas receberam avaliação nutricional especial para quem pratica esporte, feita pela Referência Técnica de Nutrição da Sesma, em parceria com acadêmicos de Nutrição da Esamaz e da UFPA, puderam verificar a pressão arterial e receberam preservativos e orientações sobre saúde do homem, tabagismo e violência no trânsito. Depois,o 2º Passeio Ciclístico Novembro Azul percorreu as principais ruas da cidade, num percurso de 25 km.

Ciclista há mais de 11 anos, Guilherme Bahia, técnico em informática e um dos idealizadores do Grupo Eart de Ciclismo, já pesou 120 kg e comemora a possibilidade de parcerias, como a da Sesma, para que um número maior de pessoas tenham uma vida mais saúdável. “A atividade física ajuda muito a melhorar a vida, mas precisa também estar aliada a uma boa alimentação e ao cuidado com a saúde”, disse.

A coordenadora da Referência Técnica em Saúde do Homem, Jacileia Costa, avaliou o evento como um sucesso. “Tivemos uma grande adesão dos ciclistas no passeio isto é fruto do engajamento da secretaria em promover a saúde do homem. Em breve teremos a Casa da Saúde do homem implantada no município, o que irá fortalecer ainda mais esta política”, garantiu.

Para o titular da Sesma, Sérgio Figueiredo, que também é ciclista, o passeio foi mais uma forma de fomentar a necessidade de chamar os homens a cuidarem da saúde, fazendo sempre os exames de rotina e a prevenção de doenças. “Os homens hoje estão morrendo muito cedo por causas evitáveis, como violência no trânsito, disparo por arma de fogo e doenças cardiovasculares. Por isso, a secretaria faz esse mês com uma programação especial para alertar sobre a necessidade do público masculino a se cuidar. A violência também tem impacto nos serviços de saúde, por isso o nosso Novembro Azul alerta para o cuidado do homem como um todo, incentivando-o na cultura de paz, alimentação saudável e práticas regulares de exercícios, em paralelo às visitas regulares ao médico”, afirmou o secretário.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar