PEAS articula parcerias institucionais

A equipe do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS), do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), finalizou nesta semana uma série de reuniões, com vários órgãos municipais e estaduais, para apresentar o PEAS. O objetivo é firmar parcerias para a execução de ações conjuntas junto aos moradores dos bairros, onde estão sendo realizadas as obras do Promben.

“A equipe do PEAS quer sintonizar suas ações com as ações das secretarias, somar esforços e trabalhar junto com elas e também saber qual a percepção deles quanto ao Programa”, afirma subcoordenador Ambiental da Unidade Coordenadora do Promaben (UCP/Promaben), Alex Ruffeil.

Entre as parcerias, ele destaca a da Secretaria Municipal de Educação (Semec), que visa as ações de educação ambiental junto aos alunos, professores e a comunidade em geral. As escolas também podem disponibilizar os seus espaços físicos para a promoção de eventos, como oficinas, palestras, reuniões, conversas e exibições de filmes.

Alex Ruffeil diz que o objetivo PEAS, um dos pilares do Projeto Social do Promaben, “é fazer um redimensionamento na vida das pessoas através da educação ambiental”. Além de entregar as obras físicas para a população como canais, drenagens e a Estação de Tratamento de Esgoto, “a gente vai entregar essa conscientização ecológica para as pessoas, de modo que elas possam usufruir dessas benfeitorias que o Promaben faz, para que, realmente, tenha êxito a obra física, porque não adiante fazer a obra se a população não mudar”.

A equipe da UCP/Promaben está à frente das articulações que vem sendo feitas. A pedagoga e bióloga Verônica Costa e a engenheira ambiental Liana Rabelo, do consórcio TPF/Synergia, participaram de reuniões com a Companhia de Saneamento do Estado do Pará (Cosanpa), no dia 29 de abril, passado; com a Fundação Papa João XXII (Funpapa), na última terça-feira; com as secretarias municipais de Educação (Semec), de Saneamento (Sesan) e de Meio ambiente (Semma), na quarta-feira, 5; e junto à Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belém (Codem) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na quinta-feira, 6.

“A gente quer agregar valores, queremos trabalhar juntos. A finalidade é desenvolver um trabalho intersetorial com todas essas instituições. Mas também vamos falar com as organizações não governamentais, como a Cooperativa de Catadores, as associações de bairros e associações de moradores que também são nossas parceiras”, adianta Verônica Costa, sobre os próximos passos que serão dados pela equipe do PEAS.

Texto: Raimundo Sena

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar