Plano plurianual da Seurb inclui urbanização da Augusto Montenegro

A urbanização através da construção, reformas e requalificação de logradouros e prédios públicos, está entre as prioridades previstas no Plano Plurianual da Secretaria Municipal de Urbanismo para os anos de 2022 a 2025. Entre as obras previstas destacam-se a urbanização da Avenida Augusto Montenegro, a restauração do Palácio Antônio Lemos e a modernização e ampliação do parque de iluminação pública da capital.

“Estamos trabalhando para fazer de Belém uma cidade moderna, mas que preserve sua história e suas características ambientais de portal da Amazônia. Isso tudo priorizando a qualidade de vida dos seus moradores com bem-estar, segurança e mobilidade urbana”, sintetizou o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

O PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo que estabelece de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública.

O Plano Plurianual da Seurb foi coordenado pelo Núcleo Setorial de Planejamento (Nusp). “Nós realizamos várias reuniões com as diretorias e coordenações, seguimos as prerrogativas postas e o resultado é uma matriz propositiva e realista. São obras que vão transformar Belém proporcionando qualidade de vida para quem vive na cidade”, reforça Deivison Alves, acrescentando que o documento já foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep).

Preservação

A Seurb tem como missão o planejamento urbano da cidade, assim como a manutenção e preservação do patrimônio histórico-urbanístico. Por isso, a conclusão da reforma e restauração do Palácio Antônio Lemos está contemplada no PPA, assim como a proposta de ampliar e modernizar o parque de iluminação pública da cidade. “Hoje Belém tem cerca de 4.500 pontos de luz em led. A proposta é chegarmos a 92 mil pontos em 2022 e ampliarmos a rede em 5% já prevendo o crescimento da cidade”, destaca o diretor de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão.

Por fim, as obras que farão a adequação e modernização das ruas e calçadas, construção de elevados e a urbanização dos BRTs (canaletas e estações) pretendem criar mais mobilidade urbana pra cidade. Essas e outras propostas vão compor o Plano Plurianual de Belém que está sendo sistematizado pela Segep para ser encaminhado à votação na Câmara Municipal de Belém.

""

ResponderEncaminhar

Texto: Cristina Nascimento

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar