Plenária temática de segmentos reúne delegados para debater e avaliar propostas para o PPA

O programa permanente de participação popular "Tá Selado" finalizou mais uma etapa. Na noite desta quarta-feira, 28, mais de 700 delegados eleitos para representar segmentos específicos se reuniram de forma on-line.

O objetivo da plenária foi debater e aprovar as propostas dos segmentos que farão parte do Plano Plurianual (PPA) que será entregue à Câmara Municipal. A reunião contou com a participação de 41 segmentos, entre eles os de cultura, religiosidade, LGTQI, negros e negras, saúde, esporte e demais temas.

"Hoje a dinâmica é diferente da anterior, sendo, desta vez, as reuniões temáticas. Temos setores desde saneamento até o funcionalismo público. Eles vão debater, avaliar e validar o PPA", disse o titular da Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep), Cláudio Puty.

A plenária foi transmitida pelo aplicativo Zoom e os delegados foram divididos em cinco grupos, com cada participante tendo a oportunidade de falar sobre as propostas dos segmentos, que já foram apresentadas na plataforma do programa.

Delegada do setorial de religiosidade, Kátia Hadad comentou sobre as propostas apresentadas pelo segmento. "Nós, da religião matriz africana, apresentamos dez propostas na plataforma do programa. Uma das mais relevantes para o nosso segmento é o mapeamento dos nossos espaços sagrados na cidade de Belém, pois o último foi feito em 2010", disse.

Já no setorial de cultura e circo, o delegado Leonel Ferreira comentou sobre as propostas do segmento. "É fundamental resgatar a lei Walmir Bispo dos Santos e contar com o apoio da Prefeitura de Belém. Precisamos também ter um Conselho formado por pessoas que vivem a cultura, mas uma das propostas mais importantes é a criação do Teatro Municipal de Belém".

O próximo passo do programa é apresentar o PPA à Câmara Municipal de Belém e iniciar o Conselho da Cidade, explicou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. "Vamos ter o Conselho da Cidade com os representantes desses 41 segmentos. Lá, vamos debater todos o pontos e decidir a melhores propostas para Belém", finalizou.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar