PMB e governo do Estado reforçam segurança para o Verão 2016

Foi apresentado na tarde desta quinta-feira, 30, o planejamento da operação “Verão Seguro 2016”, que terá atuação integrada dos órgãos de segurança pública do Município e Estado, para garantir mais tranquilidade aos veranistas, no período de 1º de julho a 1º de agosto. A apresentação foi realizada na sede Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup).

O trabalho conta com mais de 11 mil agentes de segurança, entre policiais civis e militares, guardas municipais, agentes de trânsitos, bombeiros, peritos, entre outros.

Os distritos e praias do município se tornam destino certo para muita gente, principalmente nos fins de semanas. Pensando nisso, a Prefeitura de Belém organizou um novo esquema de segurança, por meio da Guarda Municipal (GMB), intensificando o trabalho das equipes em cinco pontos turísticos estratégicos da capital. Um total de 900 homens e 18 viaturas atuarão em Belém, Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba.

Em Mosqueiro, um dos lugares mais procurados no verão, a Guarda estará com 180 homens e dez viaturas. Em Outeiro 50 guardas e duas viaturas, em Icoaraci serão 40 guardas e duas viaturas. Já na Ilha de Cotijuba, as equipes estarão no trecho que vai do trapiche à praia do Vai Quem Quer, com 20 homens e quatro motocicletas.

Além dos distritos, a GMB vai atuar com 600 guardas por toda Belém, nos principais pontos turísticos como o Portal da Amazônia, Praça da República e Batista Campos. “Muitas pessoas viajam e a cidade fica um pouco deserta e isso nos preocupa, por isso escalamos um número alto de guardas que vão atuar na capital, vamos ter uma atenção especial. A preocupação também é grande nos balneários, principalmente em Mosqueiro, onde o índice de crime é maior nesta época do ano. O reforço lá é de 120 homens”, explicou o Inspetor Geral da GMB, Almir Ferreira.

Outra preocupação dos órgãos de segurança é em relação ao trânsito. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) concentrará o trabalho em Mosqueiro e Outeiro. Em Mosqueiro serão 12 agentes de trânsito durante a semana e 20 agentes aos finais de semanas, além de guinchos para desobstruir vias com estacionamento irregular, garantindo a fluidez no trânsito.

Em Outeiro os trabalhos vão ser concentrados de sexta a segunda-feira, com oito agentes que farão rondas de 8h à meia-noite.

O titular da Segup, Jeannot Jansen, alertou sobre os cuidados no trânsito. “Vamos ter um grande reforço dos agentes, é nossa obrigação. Faremos diversas ações educativas, mas é preciso a colaboração de todos os motoristas. Se beber não é para dirigir, obedeçam às sinalizações e dirijam dentro do limite de velocidade permitido, isso evita vários acidentes e salva vidas”.

"https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif"

Texto: Priscylla Gester

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar