A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (SECDH), lança nesta sexta-feira, 2, na ilha de Cotijuba, a Campanha “No verão da nossa gente, não há espaço para o preconceito”. O objetivo é percorrer os principais balneários do município, com orientações, abordagens e distribuição de materiais informativos sobre a importância de respeito às diversidades e de combate às manifestações de preconceito.
Nos balneários, a equipe técnica da SECDH irá orientar sobre como cada pessoa deve proceder em caso de sofrer ou presenciar alguma situação de preconceito. Materiais com os endereços e telefones de órgãos do Sistema de Garantia de Direitos que devem ser acessados nestes casos, serão distribuídos. “Não podemos naturalizar o preconceito e a discriminação disfarçados de piadinhas e brincadeiras. É possível se divertir e curtir o verão, sem desrespeitar ou violar o direito do outro. Por isso, nossa campanha será educativa e orientadora, contribuindo para que tenhamos um verão saudável sem violência e preconceito”, explica o Secretário Extraordinário de Cidadania e Direitos Humanos, Max Costa.
O secretário destaca que a Campanha irá alertar ainda sobre a importância de combater a proliferação do vírus da Covid-19, com orientações para evitar aglomeração, manter o distanciamento e usar máscara e álcool em gel. A ação também irá orientar sobre a importância do combate ao trabalho infantil, ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e ao uso abusivo de álcool e outras drogas.
De acordo com a programação da SECDH, as ações da campanha estarão no primeiro final de semana de julho nas ilhas de Cotijuba e Combu, no segundo e quarto final de semana em Mosqueiro, e no terceiro final de semana em Outeiro. Além dos balneários, a ação também será realizada nos pontos de embarque para estes locais, como a praça Princesa Isabel, o Terminal de São Brás e o Trapiche de Icoaraci.
A Campanha “No verão da nossa gente, não há espaço para o preconceito” é coordenada pela SECDH e tem o apoio da Funpapa, Belemtur, Funbosque, Seurb, Sejel, CDS, Combel, Coant, Comus, Arout e ADIC.
Texto: Edna Nunes