PMB monta ação integrada para reduzir danos às vítimas de incêndio em Icoaraci

Uma força-tarefa está montada para atender as famílias atingidas pelo incêndio na comunidade Itália, no bairro do Cruzeiro, em Icoaraci, na noite de domingo, 07. Órgãos da Prefeitura de Belém – Agência Distrital de Belém (ADIC), Defesa Civil de Belém, Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Guarda Municipal – , e do Governo do Estado – Secretaria Estadual de Assistência Social e Renda (Seaster), Companhia de Habitaão do Estado do Pará (Cohab) e Polícia Civil, trabalham juntos para amenizar o sofrimento das vítimas.

De acordo com a Agente Distrital, Ellana Silva, “a ação integrada da PMB e do Governo do Estado visa acolher de forma célere as famílias atingidas por essa fatalidade, buscando desburocratizar o acesso às políticas públicas de assistência para que os atingidos consigam retomar de forma breve suas vidas”.

A Defesa Civil de Belém já realizou vistoria técnica no local do incêndio e identificaram os imóveis que foram totalmente ou parcialmente destruídos. Com isso, foi gerado um documento que possibilitou que as vítimas sejam encaminhadas à Funpapa.

Por sua vez, a Funpapa adotou como primeiro passo identificar e quantificar as famílias vítimas do incêndio, bem como verificar os danos sofridos e as necessidades emergenciais para dar sequência aos encaminhamentos, sobretudo, aos benefícios eventuais na forma de auxílio aluguel e os relatórios sociais para Seaster, que oferta o benefício de recurso financeiro para compra de equipamentos perdidos na tragédia.

A Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) também se fez presente no momento do acolhimento às vítimas, para a criação de um cadastro com o objetivo de identificar os moradores da área atingida que se enquadram dentro do Programa Sua Casa, antigo Programa Cheque-moradia.

O acolhimento dado às famílias vítimas do incêndio conta também com a ação da ADIC, junto à Defesa Civil, para arrecadar alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, calçados, móveis, eletrodomésticos, entre outros itens. O ponto de coleta dos produtos é a Sede da Agência Distrital de Icoaraci, Rua Manoel Barata (2ª rua), 476 (ao lado do Bradesco), das 08h às 15h.

Texto: Danilo Lima

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar