PMB oferece atendimento e benefício às vítimas do incêndio na Cremação

Uma grande força-tarefa foi organizada na manhã desta segunda-feira, 8, pela Prefeitura de Belém, para atender as famílias que tiveram as casas atingidas pelo incêndio, ocorrido na noite do último sábado, 6, na vila Goiabeira, localizada no bairro do Cremação. Cerca de 15 casas foram tomadas pelo fogo e dezenas de pessoas ficaram desabrigadas.

Durante a manhã, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, esteve no local do sinistro para verificar a situação das famílias e firmar o compromisso de garantir toda assistência possível às vitimas. Edmilson aproveitou e entregou os laudos técnicos, preparados pela Defesa Civil, às famílias e assegurar o auxilio aluguel, benefício da Funpapa que garante até R$ 500,00 para vitimas de sinistros.

“A Prefeitura está presente desde o primeiro momento do incêndio. Já concluímos os laudos das 15 moradias afetadas. Com ele pronto, já podemos garantir o auxilio moradia por até seis meses. Também já entramos em contato com os órgãos do estado, Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), para dar este apoio às famílias", informou.

De acordo com o levantamento da Defesa Civil, mais de 50 pessoas ficaram desabrigadas após o incêndio, que destruiu dez casas totalmente e cinco parcialmente. O órgão, juntamente com outras secretarias, vem dando o apoio alimentar e orientações às vítimas. “Nós entregamos os laudos técnicos, documento importante para que as pessoas possam solicitar junto a outros órgãos os auxílios municipais e estaduais”, explicou a coordenadora da Defesa Civil de Belém, Christiane Ferreira.

Um posto de apoio foi montado próximo ao local onde ocorreu o incêndio, para servir como espaço de atendimento dos órgãos municipais, como a Defesa Civil Municipal, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e a Secretaria de Habitação (Sehab).

Vítimas – Morador da vila há 18 anos, o pintor Gilvandro Gomes, de 59 anos, conseguiu fazer o cadastro para os benefícios. O autônomo, agora mais calmo, lembrou o desespero de ver a casa e a oficina tomadas pelas chamas. “Eu morava com a minha esposa e mais dois filhos. Só lembro do fogo e a agonia de tentar apagar. Agora estamos dormindo na casa da minha mãe e tentando retomar a vida, porque perdi todas as minhas coisas”, disse emocionado.

Doações – Interessados em ajudar as vítimas do incêndio podem ir à Comunidade Nossa Senhora das Graças, localizada na passagem Francisco Lobato, n°140, entre Fernando Guilhon e Caripunas, bairro da Cremação. Ou na sede da Defesa Civil Municipal, na Aldeia Cabana, que fica na avenida Pedro Miranda, esquina com travessa Pirajá, 2º andar, bairro da Pedreira. O horário de funcionamento é das 8h às 15h.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar