Dando continuidade ao plano municipal de segurança pública, a Prefeitura de Belém por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizou na tarde desta quinta-feira, 17, na rodovia Arthur Bernardes, bairro da Pratinha, o Fórum Comunitário de Segurança Pública.
Moradores e lideranças comunitárias do bairro fizeram questão de participar ativamente do debate, expondo as demandas e necessidades referentes à segurança no local. O fórum tem como objetivo dar voz à comunidade, já que os moradores decidem junto com os órgãos públicos municipais e estaduais as melhores estratégias a serem desenvolvidas no local.
Para a cozinheira Raimunda da Silva Santos, a oportunidade oferecida pelo município é muito importante para os moradores, que participam ativamente na elaboração do plano de segurança desenvolvido de acordo com as necessidades do bairro.
"Já moro aqui há 20 anos e sei que posso ajudar. Participar desse fórum é uma oportunidade única e somos nós que decidimos o que deve ou não ser feito, afinal estamos aqui todos dias e somos nós que sabemos as nossas necessidades'', declarou a moradora, que fez questão de levar os filhos para participar do evento.
A delegada Sônia Rego abriu o debate destacando a importância do serviço Disque-Denúncia 181, e a necessidade da população denunciar toda e qualquer atividade suspeita na comunidade.
"A comunidade funciona como nossa parceira no combate ao crime, é por meio das denúncias que a polícia consegue chegar ao criminoso. É importante ressaltar também que, quem entra em contato com o disque-denúncia não precisa se identificar, tendo assim sua identidade preservada'', garante a delegada.
A diretora do GGIM, Martha Falcoski, ressaltou o importante papel da comunidade que se torna fundamental para a realização das políticas públicas debatidas no fórum. "Convidamos a comunidade para participar do fórum junto com os representantes da Prefeitura e do Estado, porque são eles que conhecem os problemas que acontecem no local'', reforçou.
O Fórum é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, em parceria com a Policia Civil, Policia Militar, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Urbanismo e Ama Belém.
Texto: Milene Amaral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								