A aposentada Maria das Graças Corrêa, 67 anos, moradora há 59 anos da passagem Olinda, entre rua Paulo Cícero e passagem Alvino, no bairro Guamá, diz que o local não recebia serviços de saneamento há anos. “Mais de quatro anos que ninguém olhava para a nossa rua e a situação estava difícil, era só buraco, alagava. Mas, acredito que com esse serviço da prefeitura vai melhorar muito a nossa situação”, disse.
O serviço de Recuperação de Vias realizado pela prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) é mais do que uma revitalização, representa também, oportunidade de lazer para muitos moradores, como relata a doméstica Jucirema Xavier, 54 anos, moradora da passagem Olinda, no Guamá. “Antes estava horrível, tinha muito buraco, lama e com essa ação da prefeitura ficou bem melhor. E hoje já dá para as crianças brincarem e até para se reunir aqui na frente de casa no final de semana com os vizinhos. Nós vamos só aproveitar a partir de agora”, ressaltou.
Quem aprovou a iniciativa da prefeitura também, foi o entregador de aplicativo, Yago Santos, 28 anos. Ele utiliza a bicicleta diariamente para se locomover. “Eu gostei muito do trabalho que a prefeitura fez aqui, pois fazia muito tempo que não ajeitavam a rua. E graças a Deus melhorou tudo com esse prefeito. Eu não estraguei meu voto, pois votei nele na última eleição. O prefeito está de parabéns”, destacou.
O fiscal da Sesan, Geremias Paiva, garante que a trabalho de recuperação de vias na passagem Olinda trará muitos benefícios para os moradores. “O nosso serviço vai contribuir para melhorar o direito de ir e vir dos moradores, porque estava muito feio, só buraco e lá no inicio da rua estava muito feito também, não dava para os carros entrarem. E agora vai dar para trafegar por aqui”, diz.
Na Rua Epitácio Pessoa, ainda no Guamá, os serviços estão quase concluídos e a expectativa dos moradores é grande. O garçom Edilson de Souza, 61 anos, não vê a hora de ver a rua totalmente revitalizada. “Começou mais ali na frente e desde já, nós estamos torcendo para vir para frente de casa. E o trabalho está ficando muito bom. Nos dias dos pais a brincadeira vai ficar melhor na vizinhança”, comentou.
Segundo o fiscal da Sesan, Perdigão Miguel, os serviços de recuperação de via começaram no inicio da Rua Augusto Corrêa, passando pela Epitácio e seguindo até a passagem Liberato de Castro, no Guamá. Cerca de 600 metros já receberam manutenção e a população está gostando das ações. “O serviço está sendo feito com qualidade e a população está satisfeita. Além disso, vai melhorar o fluxo de pessoas e de veículos na via”, afirmou.
A operação Recuperação de Vias que tem a finalidade de realizar a manutenção e a pavimentação de vias públicas, está sendo realizada em vários pontos do bairro do Guamá: Rua Augusto Corrêa e passagens Epitácio, Liberato de Castor, 3 de Maio, Olinda e João de Deus.
Serviço
A operação Recuperação de Vias ocorre em todos os bairros de Belém e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. Para fazer a solicitação desses serviços, a Sesan disponibiliza o 0800-095-3560 e o telefone do Departamento de Obras Viárias (Deov), que executa esses trabalhos: 3261-9123.
Texto: Lana Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								