Política nacional sobre drogas é apresentada em seminário

A Nova Política Nacional sobre Drogas foi apresentada em um seminário na tarde de quinta-feira, 27, durante sessão alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em Belém.

Participaram da sessão, o coordenador do programa Pacto Belém pela Vida, Nelcy Colares, o secretário nacional de Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Junior, secretários municipais, estaduais, além de deputados do Estado.

O evento teve como objetivo apresentar a Nova Política Nacional de Combate às Drogas. “Há pouco mais de um mês foi criada a nova Lei Federal de política de drogas no Brasil. Essa nova política vem com algumas mudanças”, explicou Nelcy Colares.

O seminário “Perspectivas para a Nova Política Nacional sobre Álcool e outras Drogas” foi apresentado por Quirino Cordeiro e abordou alguns temas, entre eles, as mudanças previstas pelas novas diretrizes. “Essas políticas trazem mudança nos aspectos de repressão ao narcotráfico e crime organizado, no tratamento e na prevenção ao álcool e drogas”, explicou o secretário.

Durante a sessão, ocorreu a entrega da medalha do Mérito pela Vida Pastor Armando Ribeiro, que homenageia pessoas e entidades que se destacam no combate às drogas. Um dos agraciados foi o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que foi representado na cerimônia pelo coordenador do programa Belém Pacto pela Vida, Nelcy Colares.

Programa – O Pacto Belém pela Vida foi criado por meio de um decreto municipal, proposto pelo prefeito Zenaldo Coutinho, em 2014. O programa coordena e articula a política de drogas em vários eixos, como prevenção, tratamento, segmento religioso, segurança pública, educação, saúde e assistência. Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho, foi realizada uma programação durante esta semana com visitas a comunidades terapêuticas e ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que é vinculado à Prefeitura de Belém.

“Fazemos um trabalho de prevenção nas comunidades, nas secretarias e nas escolas municipais. Este ano, já capacitamos cerca de 380 servidores de diversas secretarias. Quando capacitamos um professor ou coordenador, ele vai levar esse trabalho para ser multiplicado na escola”, destacou Nelcy.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar