“Para mim a vacina tem muita importância, pois ela veio para nos fortalecer contra esse vírus, que nos levou pessoas conhecidas, inclusive da nossa família. É a nossa proteção”. O depoimento cheio de convicção da dona de casa Rejane do Socorro Santos, 58 anos, resume o sentimento de muitos que atenderam ao chamado da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e foram tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta quinta-feira, 26, em Belém. A repescagem foi destinada às pessoas nascidas entre os anos de 1962 e 1981 e que ainda não haviam iniciado o ciclo de imunização.
A expectativa da Sesma era vacinar cerca de 25 mil pessoas nesta repescagem. Mas a meta foi superada e 31 mil pessoas compareceram aos pontos de vacinação para tomar a primeira dose.
A avaliação da Sesma é que a ação desta quinta-feira foi muito exitosa, pois a população compareceu em peso e atendeu ao chamado. Eram as pessoas que haviam perdido a primeira chamada.
A empregada doméstica Zane Velasco, 41 anos, compareceu ao posto de vacinação montado no Cassazum, no bairro do Marco, para ser vacinada. “É muito importante tomar essa vacina, pois precisamos nos prevenir contra o vírus da Covid-19. Eu me protejo e protejo também minha família, especialmente meus pais, que são idosos. A proteção é também no meu trabalho, pois sou doméstica e não posso levar risco para as pessoas com quem tenho contato”, afirmou.
Esperança em dias melhores– O instalador Adalberto Farias, 40 anos, lembrou que a vacinação é importante também para a manutenção dos negócios e do emprego. “É fundamental para garantir condições de trabalho para a população, pois o vírus impõe muitas restrições”, pontuou, avaliando como muito bom o atendimento recebido no Shopping Pátio Belém, um dos 26 pontos de vacinação espalhados pela capital.
A balconista Maria da Silva, 48 anos, que foi tomar a vacina no mesmo local, disse que a vacina é sinônimo de esperança em dias melhores. “Ficamos reféns dessa pandemia por muito tempo. Hoje, para ir e voltar para casa, temos que estar imunes, justamente para não levar essa doença para nossos filhos”, frisou ela, destacando também a rapidez do atendimento. “Fui muito bem atendida e sem demora”.
Calendário – A Prefeitura de Belém avança com a aplicação da vacina contra a Covid-19 na capital. Nesta sexta-feira, 27, serão vacinadas as pessoas nascidas entre os anos de 1966 a 1969 e que tenham tomado a primeira dose da vacina Pfizer até o dia 30 de junho. Para receber a segunda dose basta apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. O atendimento é das 9h às 17h.
Nesta semana, a Sesma já aplicou a segunda dose da Astrazeneca (em pessoas nascidas entre os anos de 1962 e 1969) e da Pfizer (para nascidos em 1964 e 1965) e fez também o primeiro chamado para adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades ou deficiência, em atendimento ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.
Texto: Luiz Carlos Santos
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								