População jovem de Mosqueiro começa a ser vacinada contra a Covid-19

A população jovem de Mosqueiro começou a ser vacinada contra a Covid-19, na manhã desta sexta-feira, 6. Para atender a demanda foram montados dois pontos de imunização: as escolas Padre Eduardo, no bairro do Aeroporto, e Abel Martins, no bairro de Carananduba, ambos com grande população na faixa etária nascida em 2001. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibilizou 800 doses de vacinas, sendo 1.300 da Pfizer e 500 da AstraZeneca.

Na Escola Padre Eduardo, a primeira a ser vacinada foi a jovem Eduarda Manuele, 19, que não escondeu a emoção, após meses de confinamento e esperança de imunização. “Agora é esperar a segunda dose pra ficar totalmente imunizada”, disse.

A movimentação na Escola Padre Eduardo começou bem cedo. O local foi preparado para manter o distanciamento social e higienização das mãos. Na primeira triagem os jovens eram alertados sobre as reações da vacina e cuidados que precisariam tomar a partir da imunização. Já na segunda etapa do atendimento, é feito o cadastro e no último momento a tão esperada vacinação.

A jovem Suyanne Câmara, 19, estava muito ansiosa e levou sua filha de colo, Analu, para acompanhá-la no momento especial. “Muito feliz com essa vacinação”, disse.

De acordo com a enfermeira Caroline Silva, coordenadora da ação da vacinação pela Unidade Básica de Saúde do Aeroporto, a alta demanda de jovens já era esperada. A expectativa era vacinar até 650 pessoas da faixa etária nascida em 2001 com a primeira dose do imunizante da Pfizer. “O nosso bairro do Aeroporto tem uma população bem considerável de jovens e nós esperamos alcançar a totalidade desse público”, destacou a enfermeira, lembrando ainda que a vacinação segue neste sábado, 7, para os nascidos em 2002 e aqueles que nasceram 2003 com 18 anos completados até este sábado, véspera do Dia dos Pais.

Do outro lado de Mosqueiro, já no bairro do Carananduba, o posto montado na Escola Abel Martins, estava muito tranquilo durante toda a manhã. O local havia recebido 600 doses do imunizante da Pfizer e 250 da AstraZeneca. Para a estudante Carla Beatriz, 19, a vacinação chegou na hora certa. “Estou me preparando pra voltar às aulas e precisava me vacinar”, destacou a moça que é moradora de Carananduba e aluna da Escola Abel Martins. “Maior felicidade ainda ser vacinada na minha escola”, completou.

O trabalho de vacinação foi coordenado pela enfermeira Silvana Brabo, da ESF Carananduba. “Até agora está tudo dentro da normalidade”, destacou. “Só quero agradecer pelo apoio aqui das agentes de saúde que estão ajudando no cadastramento das pessoas”, disse. O posto da escola Abel Martins estava pronto pra atender o público dos bairros do Paraíso, Marahú, Sucurijuquara, São Francisco e Baia do Sol. Já no bairro do Aeroporto, foi atendido o público dos bairros da Vila, Ariramba, Chapéu Virado, Farol e Mangueiras.

Serviço:

Vacinação Mosqueiro

Locais:

Escola Padre Eduardo – Aeroporto

Escola Abel Martins – Carananduba

Horário: 9h às 17h

Faixas etárias:

06/08 – Sexta-feira, nascidos em 2001.

07/08- Sábado, nascidos em 2002.

Texto: Selma Amaral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar