Usuários dos serviços de saneamento de Belém tiveram acesso a uma manhã inteira de informações relacionadas ao uso racional da água e à destinação correta dos resíduos, neste domingo, 12.
Ação integrada da Agência Reguladora de Belém (Arbel), denominada Arbel Itinerante, foi realizada na Praça Batista Campos e contou com parceria das Secretarias Municipais de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e de Meio Ambiente (Semma).
“Cumprimos nosso dever de agência reguladora dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), levando aos usuários esclarecimentos referentes ao uso consciente da água, destinação dos resíduos sólidos, além de informações gerais sobre educação ambiental”, esclareceu a diretora da Arbel, Paloma Lins.
O coordenador de eventos da Sejel, Eder Lorrand, pontuou a relevância da parceria no desenvolvimento infantil. “Nossos profissionais ofereceram atividades lúdicas direcionadas principalmente para as crianças. Desta forma, aproximamos essa garotada do cuidado que se deve ter com o meio ambiente, por meio das pinturas e interações que possibilitam o desenvolvimento e a formação da criançada”, explicou.
Com apenas 8 anos de idade, Heitor Cunha aprendeu que nem todo lixo é igual. “O isopor não pode ser reciclado. Mas tem outros tipos que podemos aproveitar como o plástico e o papelão”, disse.
A psicóloga Amanda Albuquerque destacou a importância da iniciativa. “Esta ação nos trouxe várias informações que precisamos no dia a dia, relacionadas ao destino que se dá ao lixo, e ao uso consciente da água. Levar essas informações também para as crianças é uma iniciativa muito positiva”, destacou.
O sociólogo Alcindo Fernandes lembrou o momento pelo qual passam vários Estados brasileiros com baixa de água nos reservatórios. “O uso racional da água deveria ser uma realidade para todos. E, neste momento, toda sociedade precisa ficar atenta fazendo economia desse bem natural e, ao mesmo tempo, economizando dinheiro na fatura, que chega todo final de mês”, pontuou
A Arbel funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e está localiza na Rua Curuçá, nº 555, entre as travessas José Pio e Manoel Evaristo, bairro do Telégrafo. Telefone para contato: (91) 98464-7478.
Texto: Lauro Lima
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								