Uma frente de ação do Portal do Trabalhador, vinculado à Secretaria Municipal de Economia (Secon), vem atuando especialmente no atendimento aos moradores do Lixão do Aurá. O trabalho de levantamento do perfil socioeconômico e de escolaridade, iniciado no primeiro semestre deste ano, abriu portas para a inclusão desse público em cursos de capacitação e recrutamentos profissionais a partir de parcerias estabelecidas com grandes empresas.
Na última segunda-feira, 11, dezesseis moradores do lixão foram encaminhados a uma grande rede de supermercados, para pleitear as vagas disponíveis. A Funpapa também tem contribuído neste processo, disponibilizando transporte para que os candidatos participem das entrevistas de emprego.
Outro grande passo para a recolocação desses trabahadores foi o acordo de cooperação firmado no último dia 7 de agosto entre a PMB e o Sindicato dos Estabelecimentos dos Serviços de Saúde do Estado do Pará (Sindesspa), que assegura a contratação e capacitação dos moradores do lixão do Aurá para trabalhar em hospitais, clínicas e laboratórios particulares da capital.
“Sabemos que o currículo profissional conta muito na hora da seleção, por isso o Portal do Trabalhador tem se preocupado em oferecer cursos de capacitação a esses homens e mulheres do Aurá”, explica a coordenadora de Intermediação de Mão de Obra, Rafaela Nunes.
Entre os cursos de capacitação que serão ofertados pelo Portal do Trabalhador e Sindesspa estão os de Limpeza Hospitalar e Auxiliar Administrativo. Para os jovens aprendizes também haverá aulas de Rotinas Administrativas e Informática Básica.
“Queremos não apenas tirar os moradores do lixão do Aurá da situação de risco em qual se encontram, mas também oferecer condições de emprego e renda, para que eles possam buscar uma alternativa de sobrevivência”, destaca o coordenador do Portal, Gilvan dos Anjos.
Texto: Roberta Corrêa