Postos abriram neste sábado para vacinação contra HPV e meningites bacterianas

Treze unidades municipais de saúde abriram as portas na manhã deste sábado, 2, para intensificar a vacinação contra o HPV e Meningocóccica C, que protege contra as meningites bacterianas. Puderam se imunizar contra a meningite meninos e meninas de 12 a 13 anos. Já contra o HPV, a vacina ficou disponível para o público-alvo, que são meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos, e para o público temporário estipulado pelo Ministério da Saúde para receber a vacina até o final do mês de setembro, formado por homens e mulheres de 15 a 26 anos.

Depois de ampliada a oferta da vacina contra o HPV para o público temporário, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) recebeu mais 30 mil doses da medicação, que foram distribuídas em todas as salas de vacinação da rede municipal. Este público poderá procurar pela imunização enquanto houver estoque de vacina ou até o dia 30 de setembro, conforme orientação do Ministério da Saúde. Após essa data, a vacinação permanece apenas para o público de meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos.

A estudante Gabrielle, 22, e o psicólogo Gabriel Marques, 26, que são irmãos, aproveitaram a ampliação da oferta da medicação e procuraram a UMS de Fátima para a vacinação. "Sou bem cuidadoso com a minha saúde então não podia perder essa oportunidade de ficar protegido", afirmou Gabriel.

Gabrielle disse que ficou feliz por poder se vacinar e ressaltou que o público-alvo da vacina também deve procurar as unidades. "Essa ampliação foi uma ótima vantagem para a gente, mas também é um sinal de alerta para os pais dos meninos e meninas, porque eles precisam se conscientizar e levar os filhos para a vacinação", afirmou a estudante.

A coordenadora do Programa de Imunização da Sesma, Nazaré Athayde, falou sobre as ações que são realizadas para se alcançar o público-alvo. "A Sesma está levando as doses de vacina para mais perto desses meninos e meninas através de parceria com as secretarias de educação do estado e do município, com ações de imunização nas escolas”, informou.

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

A proteção contra o HPV para a faixa etária de 9 a 14 anos é feita em duas doses (com intervalo de seis meses). Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a imunização é realizada em três doses (com intervalo dois e seis meses). "E importante ressaltar que para a eficácia da imunização, a pessoa deve cumprir todo o esquema vacinal", frisou Nazaré Athayde.

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar