As comemorações pelos 406 anos de Belém continuam. A Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Antirracista (Coant) realizou na manhã desta quarta-feira, 19, a Benção das Águas com a presença de sacerdotisas que pediram bênçãos e proteção para a cidade oferecendo flores ao rio e entoando cantos à natureza.
"Essa é uma atividade da programação do aniversário de Belém para que os povos de matrizes africanas pudessem expressar o seu amor a nossa cidade. Estamos aqui no Portal da Amazônia, lugar cheio de natureza e tem muita ligação com as religiões de matrizes africanas. Que as energias das águas possam trazer saúde, prosperidade, paz e a boa convivência entre todas as religiosidades", declarou a titular da Coant, Elza Fátima Rodrigues.
Além de homenagear a cidade o encontro foi uma oportunidade para mostrar que as religiões das matrizes africanas são resistência e importantes para construção de uma cidade diversa e tolerante.
"Agradeço, do fundo do coração, como prefeito de Belém as bênçãos que vocês estão dando para a nossa cidade. Esse momento também é de demonstração, por parte da autoridade municipal, do nosso respeito aos afro-religiosos que cumprem um papel importante para a constituição dessa Belém movida por fé e amor, a Belém do futuro", disse o prefeito Edmilson Rodrigues, que participou do evento.
A representante dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Potmas), Mam'neto Nangetu, estava feliz em participar do encontro que enalteceu a cidade e os elementos da natureza.
"Esse é o momento para nós expressamos nossas tradições. Temos a água como nossa grande mãe oxum. É um momento sagrado para nós, momentos para pedir bênçãos para Belém e desejar que a cidade tenha saúde e que essa pandemia nos deixe", disse a sacerdotisa.
Texto: Joyce Assunção
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								