Praça Brasil recebe 6ª edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos

Desde criança os irmãos Eneiane e Eneian Lopes, 21 e 19 anos, sonhavam ter um cachorro de estimação e finalmentte puderam levar pra casa o amigo tão esperado. Ele foi escolhido entre os quase 60 animais disponibilizados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Belém, na 6ª Feira de Adoção de Cães e Gatos, realizada na Praça Brasil, na manhã deste domingo, 31.

Para os irmãos a adoção significa um sonho realizado. "Nós vimos o anúncio da feira pelo Facebook e ficamos na expectativa de vir aqui. A intenção era adotar um macho, mas esta fêmea nos encantou e tudo o que queremos é que, assim como ela, todos os animais encontrem um lar", desejou Eneiane.

Como o casal de irmãos, dezenas de pessoas adotaram cães e gatos cuidados pelo município. Os filhotes, preferidos pelas crianças, foram todos adotados em uma hora. "A feira teve uma ótima aceitação pelos frequentadores da praça e moradores dos bairros próximos. Conseguimos um novo lar para a maioria dos animais que trouxemos e isso é muito bom", garantiu Altevir Lopes, gerente do CCZ.

A professora Andreza Azevedo, 22 anos, também adotou um cachorrinho para dar de presente à filha. "Quando chegar em casa sei a festa que vai ser. Agora temos mais uma vida para cuidar e ser responsável. A feira é uma excelente iniciativa de amor", afirmou.

Os cães e gatos da feira de adoção já foram castrados ou estão com castração agendada, no caso dos filhotes.

Durante a feira, também foi possível vacinar cães e gatos contra a raiva e fazer cadastro para castração. Atualmente, podem ser castrados gratuitamente pelo CCZ , cães e gatos sem raça definida, cujos proprietários tenham renda de até dois salários mínimos e sejam residentes de Belém. É necessário apresentar comprovante de renda e residência.

A Feira de Adoção contou também com a participação da Banda da Guarda Municipal, apresentação de cães da Guarda Municipal, Brinca Belém, ações de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde e cadastramento para Bolsa Família.

A próxima feira já está sendo planejada. "O balanço tem sido muito positivo. As adoções têm sido conforme o esperado e, por isso, já estamos programando para o próximo mês mais uma feira, cujo local e data estão sendo definidos", afirma Cláudia Sadalla, ouvidora municipal.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar