Praça dedicada à primeira infância é inaugurada pela Prefeitura

Com áreas recreativas, espaços revitalizados e visual lúdico, a nova Praça Araújo Martins, a "Praça das Crianças", valoriza a população infantil como mais um point de lazer no Complexo de São Brás.

Crédito: Rayana França

No mês das crianças, a população infantil de Belém ganhou um novo espaço de lazer e contemplação da natureza. A Prefeitura de Belém entregou, na manhã desta quarta-feira (29), a nova Praça Araújo Martins, a “Praça das Crianças”, localizada entre o Conjunto Residencial IAPI e o Mercado de São Brás. O espaço foi inaugurado pelo prefeito de Belém, Igor Normando, e pelo vice-prefeito, Cássio Andrade.

Crédito: Rayana França

Voltada para as crianças, a Praça Araújo Martins está totalmente revitalizada.

A praça está revitalizada e foi devolvida à população como um espaço recreativo para a crianças e adolescentes. De acordo com o prefeito de Belém, é uma prioridade, desde o início da gestão, desenvolver políticas públicas voltadas para a primeira infância.

“Nós queremos fazer com que aqueles que estão começando a vida possam ter um lugar acolhedor, um lugar que aguce o senso cognitivo, a coordenação motora, a criatividade e o pensar“, disse Igor Normando.

O prefeito destacou que esta “é a primeira praça da primeira infância de tantas outras que vamos fazer na cidade. A gente vai transformar Belém na cidade nacional da primeira infância“, declarou.

Crédito: Rayana França

Inauguração foi marcada por muitas brincadeiras para a criançada.

Situada ao lado da Escola Municipal Benvinda de França Messias, a via da unidade de ensino será um corredor lúdico que dá acesso à praça, com pinturas coloridas.

Com áreas recreativas, espaços revitalizados e visual lúdico, a nova Praça Araújo Martins, a “Praça das Crianças”, valoriza a população infantil como mais um point de lazer no Complexo de São Brás.

Na praça, além de bancos de concreto e paisagismo natural, a população pode brincar nas mesas xadrez, dama e pingue-pongue. Assim como podem contemplar as pinturas no chão e o mural de grafite com temática infantil.

O público majoritário são crianças que moram no entorno e os alunos das escolas próximas. Por esse motivo, a Prefeitura de Belém tomou todo o cuidado no planejamento, na revitalização e na segurança viária do entorno da nova praça Araújo Martins.

Para o professor Eraldo João Lopes, da Escola Benvinda de França, o espaço, entregue pela Prefeitura, é sinônimo de mais segurança. “Essa revitalização foi uma melhoria muito grande. A iluminação está perfeita e isso vai beneficiar, sobretudo, os alunos da Ejai [Educação de Jovens, Adultos e Idosos], que são do turno da noite”, afirma o professor.

Crédito: Rayana França

Os brinquedos são voltados para a primeira infância, por isso, além de diversão eles aguçam o senso cognitivo, a coordenação motora, a criatividade e a reflexão.

Além de beneficiar as crianças do bairro e a comunidade escolar, a reforma da Praça Araújo Martins também oferece novas possibilidades para adultos e idosos usufruírem da cidade.

A cuidadora Daniele Pereira trabalha em uma residências próxima. “Vai ficar melhor para os idosos passearem, até para as crianças. Aqui vai ficar mais alegre, porque não era muito movimentado”.

Daniele afirma ainda que a nova praça vai beneficiar, especialmente, um dos idosos que está sob seus cuidados. “Eu estou feliz pela inauguração mais por ele [idoso] porque a gente não tinha muito lugar aqui por onde passear. Ele já vai poder sentar aqui de tarde, de manhã, pegar um ventinho, um solzinho”, comenta.

Crédito: Vívian Carvalho

Yuri Carvalho aproveitou bastante o dia da inauguração da praça com os pais, Evellainy Carvalho e Cledionor Pacheco

A inauguração da praça contou com presença de várias crianças que se divertiram bastante com os brinquedos. Entre elas, estava Yuri Carvalho, de 7 anos, estudante da Benvinda de França Messias. Para ele “a praça está muito legal. Nunca tinha visto uma praça com tantas brincadeiras e com tanto espaço para correr. O que eu mais gostei é que tem vários brinquedos para gente brincar”, disse Yuri, que acrescentou que vai sempre chamar os amigos depois da aula “para brincar na praça”.

Texto: Élida Cristo e Vívian Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar