Praia do Cruzeiro é considerada imprópria para banho

Das 14 praias analisadas nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, a praia do Cruzeiro foi a única considerada imprópria para banho, de acordo com o resultado do teste de balneabilidade divulgado na manhã desta sexta-feira, 13, que antecede o feriado de Carnaval. As análises foram coletadas pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Durante o feriado do Carnaval o público poderá frequentar tranquilamente os balneários aprovados no teste, ou seja, que tiveram o resultado considerado satisfatório. Entre eles estão as praias do Amor, praia Grande e Brasília, em Outeiro; e praias da Baia do Sol, Ariramba, Marahú, São Francisco, Murubira, Chapéu Virado, Paraíso, Farol, Praia Grande e Areão, em Mosqueiro.

De acordo com a chefe de fiscalização da Semma, Ivanelma Gomes, a população precisa respeitar a situação de imprópria. “As praias de Outeiro e Mosqueiro estão todas liberadas para banho, então as pessoas podem ir para esses balneários e aproveitar. Apenas a praia do Cruzeiro, em Icoaraci, foi reprovada. Então é importante que a população respeite esse aviso e não tome banho. Porém, a população pode ir para o local e aproveitar a orla de Icoaraci”, explica Ivanelma.

Ela completa explicando como funciona a análise. “Para se ter um resultado é analisado a quantidade E Coli na água, que é uma bactéria que é encontrada nas fezes humanas. Então é feita a coleta em vários pontos das praias e encaminhado para o Lacen [Laboratório Central do Estado], para que seja analisado”, completa.

As análises são feitas com base na Resolução do Conama Nº 274, de 29 de novembro de 2000, que diz que uma praia é considerada imprópria para banho quando os valores estiverem acima 2000 Escherichia coli, que são os E. Coli. O trabalho de coleta feito pela Semma é realizado de forma permanente, durante todo o ano.

É importante a população respeitar o aviso da praia imprópria para banho. “Caso uma pessoa desrespeite o aviso e entre em uma praia considerada imprópria para banho, ela está sujeita a contrair doenças como diarreia, vômito, febre tifoide, febre amarela, além de manchas na pele. Então, é importante que a população atente para essa questão, pois são doenças que podem ir se agravando a medida que você vai se expondo", orienta Ivanelma.

Texto: Ana Paula Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar