A pouco menos de três meses para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, o Cursinho Pré-Vestibular Municipal, no bairro de Nazaré, vem intensificando a maratona de estudos e promoveu neste sábado, 19, o primeiro aulão para seus 600 estudantes. Eles farão a prova que ocorre, anualmente, no mês de novembro.
O aulão, com duração de dez horas, teve como foco principal a revisão dos conteúdos repassados às turmas durante a semana. E para fortalecer ainda mais o aprendizado, questões nos eixos do conhecimento de ciências humanas e ciências da natureza foram aplicadas, o que envolve as disciplinas de história, geografia, sociologia, filosofia, química, física e biologia.
Há quatro anos desejando ingressar no curso de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), a estudante e técnica de enfermagem Ana Carla Lima, 31, todos os dias enfrenta o cansaço por ter que conciliar o trabalho e os estudos. “Trabalhei desde as 19h de ontem e saí do hospital às 6h para já vir direto para o aulão”, contou. Mas mesmo com o tempo curto e corrido, ela aproveitou ao máximo as informações repassadas durante este sábado pela equipe de professores.
“Mesmo com sono, é preciso prestar atenção e focar nos meus objetivos. Esse curso caiu como uma bênção na minha vida, pois todos os outros são caros, então vou aproveitar a oportunidade e me esforçar para entrar na faculdade”, disse ela, confiante.
Para os estudantes foram ofertados kits com material didático e caderno de questões, além de reforço alimentar, com as principais refeições: café, almoço e jantar.
Apressada para não perder um minuto sequer da aula, a aluna Alice Campos, de 19 anos, saiu de casa sem tomar café. “Eu tinha até esquecido de comer, mas aqui eles têm um cuidado até com a alimentação dos alunos. Agora é aproveitar o momento para tirar todas as dúvidas possíveis, principalmente na disciplina de história”, disse.
Durante o dia, passaram por cada turma 40 professores do curso. Esta é mais uma estratégia adotada pelo local para não tornar as aulas cansativas, mas dinâmicas e movimentadas.
O coordenador do Pré-Vestibular Municipal, Henderson Ramos, o professor Branco, ressaltou que a ideia é dar prosseguimento ao alto índice de aprovação obtido nos anos anteriores. “Aqui é oferecido o melhor de cada profissional para a realização dos sonhos daqueles que não têm recursos para pagar um curso particular”, declarou. “Com equipes capacitadas e boa infraestrutura, já conseguimos aprovar mais de mil alunos nas universidades públicas do Brasil”, afirma.
O curso municipal que hoje é um referencial de educação e aprovação oferece aos seus 600 estudantes salas de aula climatizadas, biblioteca, sala multimídia, auditório, praça de alimentação e 60 professores conceituados no mercado profissional. Este diferencial gratuito atrai um público cada vez maior para o espaço, o que explica o aumento de cerca de 4 mil inscrições em três anos.
Novidade – Para atender à alta demanda de estudantes, já há previsão de ampliação do curso. Com melhor espaço no futuro, a expectativa é de que o número de estudantes matriculados cresça de 600 para 1.500. “Com este avanço, ainda temos interesse de oferecer em nosso espaço os cursos profissionalizantes”, adiantou o professor Branco.
O segundo aulão para o Enem está previsto para o próximo sábado, 26, e envolverá as disciplinas redação, linguagens e códigos, literatura, gramática e língua estrangeira. Posteriormente, serão organizados os simulados, que ocorrerão aos domingos.
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								