O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, planeja implantar uma casa de parto na capital paraense. Nesta segunda-feira, 8, ele recebeu no gabinete da prefeitura de Belém a deputada federal Vivi Reis e na reunião foi articulada a possibilidade de uma emenda parlamentar para a implementação do projeto. “É uma demanda importante do ponto de vista da saúde das mulheres”, destaca a deputada federal.
“A casa de parto é uma bandeira de campanha minha. Ela também é uma bandeira dos trabalhadores da saúde. A Vivi, além de ser deputada, é fisioterapeuta e sabe da importância de tornar realidade este sonho”, declarou o prefeito Edmilson Rodrigues.
O planejamento é que além da casa de parto também seja criada a maternidade municipal de Belém. "A casa de parto precisa ser relacionada a uma maternidade, porque ela não trata de casos graves, de gestação de risco, de complicação. Ela cuidará de partos que sejam sem riscos", explica Vivi Reis.
A parlamentar ressalta, que a partir do momento que a mulher durante o parto tiver algum risco, ou ocorrer alguma complicação, essa mulher precisa automaticamente ser levada para a maternidade.
Para ela, a iniciativa tem ainda uma importante relação com o regionalismo da Amazônia. "A casa de parto incentiva o parto natural, via vaginal, e diminui tempo de internação, diminui complicações de cesariana", afirma a deputada.
Ela complementa, que o pós-parto é mais doloroso para a mulher que faz cesariana e que o saber popular, o conhecimento das parteiras podem ajudar as mulheres a se prepararem para o parto.
Texto: Juliana Brito
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								