O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou do 27º Congresso Mundial de Arquitetura. O evento, realizado de forma virtual e pela primeira vez no Brasil, reúne arquitetos de todas as regiões do mundo e tem o objetivo de discutir o futuro das cidades, analisar o panorama global, formular propostas e apresentar soluções para melhoria da qualidade de vida.
O gestor municipal foi convidado para participar da palestra “Athis e as cidades para inclusão e interação das políticas nos territórios”, que debateu sobre a lei de assistência técnica em habitação de interesse social. “O debate é importante para mobilizar a sociedade, inclusive os arquitetos, para pressionar o desenvolvimento de políticas voltadas à assistência técnica de habitação”, ressaltou o prefeito.
Durante a palestra, o prefeito Edmilson Rodrigues, único gestor participante do congresso, destacou o trabalho que vem sendo realizado em Belém com a relação à área de habitação. “Aqui em Belém, conseguimos incluir no nosso programa de governo o tema e estamos preparando a lei municipal de habitação de direito social, que vai pressupor a criação de um conselho e um fundo voltado para essa política. Quero destacar que é uma honra, como prefeito de uma cidade da Amazônia, participar de um grande evento como este”, destacou.
Também participaram da palestra a ex-ministra das Cidades, Inês Magalhães; a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Nádia Someck; e o arquiteto e urbanista do estado da Paraíba, Flavio Tavares.
Congresso – O 27º Congresso Mundial de Arquitetura, coordenado pela União Internacional de Arquitetos (UIA), está sendo realizado desde o mês de março e segue até julho. O evento é realizado de forma virtual e, este ano, tem como sede a cidade do Rio de janeiro. Diversas atividades estão sendo desenvolvidas durante o congresso, como mesas-redondas, palestras e atividades culturais.
Texto: Victor Miranda