Nascido e criado na Av. Bernardo Sayão, o vigilante Carlos Barbosa da Silva, de 53 anos, sempre lutou por melhorias para o bairro onde vive. Hoje, é presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras de saneamento na Bernardo Sayão, dentro do Programa de Macrodrenagem da Bacia Estrada Nova (Promaben). Carlos acompanha diariamente o avanço da obra, que além de macrodrenagem, leva urbanização ao espaço, paisagismo, calçamento e a duplicação da via.
“Nunca tinha visto uma obra como essa na minha rua. A gente não tem como não tá feliz porque isso é qualidade de vida, é mudança. A gente vê que tem uma universidade aqui na rua, uma das maiores universidades do norte do país, e que por anos viveu em frente a um canal horrível”, contou Carlos.
Nesta sexta-feira, 24, Carlos teve companhia para a fiscalização da obra. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, vistoriou o trecho da via entre José Bonifácio e Augusto Corrêa, junto com os vereadores Igor Andrade, Gleisson Oliveira, Victor Dias e Blenda Quaresma. E o prefeito garantiu “Esperamos ainda no natal deste ano, em dezembro, entregar esta obra”.
De acordo com o coordenador geral do Promaben, Canuto Brandão, a parte de macrodrenagem do trecho já está praticamente concluída. Para dar continuidade à obra, sessenta casas foram desapropriadas e indenizadas, por estarem localizadas em cima do canal, e, agora, o andamento da obra deve ser acelerado.
“Agora nós iniciamos a parte de urbanização, estamos preparando o canteiro central e em seguida vamos entrar com asfalto nas vias laterais”, explicou o prefeito de Belém.
O administrador hoteleiro, Daniel Fiorentini, 63 anos, que em 1992 arrendou o Hotel Beira Rio, localizado na Av. Bernardo Sayão, já enfrentou muitos problemas em seu empreendimento por conta das condições da via e do esgoto a céu aberto que havia no local.
“Isso sempre foi um grande dificultador para os clientes, que não conseguiam entender como um hotel poderia estar localizado numa condição dessas”, afirmou Daniel, que perdeu cerca de 70% do volume de negócios ao longo dos anos.
“Quando essa obra ficar pronta com certeza vai mudar pra melhor a situação do bairro e do hotel. É a principal via de acesso pra universidade, o fluxo de carros aqui é muito grande, e toda a população aqui vai ser beneficiada. Esperamos conseguir alavancar novos negócios quando estiver tudo pronto”, ressaltou.
O vereador Igor Andrade revelou que, devido à complexidade da obra, que vai beneficiar todo o bairro do Guamá, não esperava que o andamento estivesse tão veloz. “Ficamos surpresos que uma obra desta complexidade e tamanho já estivesse tão adiantada, confesso que eu não imaginava. Tenho certeza que em dezembro estaremos aqui inaugurando e deixando os moradores muito felizes”.
Escola Manuela de Freitas – A fiscalização de obras não se restringiu a Av. Bernardo Sayão. Os vereadores questionaram o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, a respeito de denúncias de que a reforma da escola Municipal Manuela de Freitas, no bairro de São Brás, estaria parada. O prefeito, então, convidou a comitiva para seguir até a escola e conferir o andamento das obras.
No local, os vereadores constataram que as denúncias eram falsas, e 25 trabalhadores atuavam na reforma do espaço. “A gente vê que houve um equívoco de algumas pessoas que falaram que essa obra não estava ocorrendo. A gente veio fiscalizar e está vendo que a obra está sendo realizada e com qualidade, e vai beneficiar toda a comunidade de São Brás, Guamá e Canudos” afirmou o vereador Gleisson Oliveira.
A reforma da escola contempla também a ampliação da estrutura e modernização do espaço, que será todo climatizado, e passará a contar com 15 salas de aula – sete a mais que antes da reforma, quadra de esportes, laboratório de ciências, biblioteca, sala de música, sala de informática, e será toda adaptada para receber pessoas com necessidades especiais.
“Essa vai ser uma das escolas mais modernas da rede municipal e ainda conseguiremos ampliar a estrutura para receber 700 estudantes a mais do que antes, chegando a aproximadamente 1.050 alunos. Pretendemos também voltar a atender os alunos do EJA – Educação de Jovens Adultos”, explicou a diretora geral da Semec, Luanda Freire.
A reforma da escola foi iniciada em novembro de 2016 e a previsão é de que em julho deste ano, já esteja 100% concluída. “A obra estará concluída em julho e, em seguida, equiparemos a escola, com toda a mobília necessária para que em agosto os nossos jovens venham estudar o ensino fundamental aqui”, declarou o prefeito Zenaldo Coutinho.
BRT – Na quinta-feira, 23, a vistoria aconteceu nas obras do BRT, onde prefeito e vereadores verificaram que o segundo trecho de obras já avançou até o Tapanã. A pista de concreto já está praticamente concluída no trecho entre a Av. Independência e o Tapanã. Em paralelo, também está em andamento a construção das três estações que funcionarão no trecho. Uma parte do serviço de drenagem e pavimentação já foi concluída entre o Mangueirão e a Av. Independência. O restante do serviço de drenagem, agora, se concentra da Independência em diante, sentido Tapanã.
Outra frente da obra que está em andamento é o elevado que faz parte das obras do BRT Belém, localizado no cruzamento da Av. Augusto Montenegro com as avenidas Centenário e Independência. Ele está na fase de execução da fundação, com a instalação de estacas, além da execução e armação das vigas que iniciadas nesta sexta-feira, 24.
O prefeito de Belém afirmou que o trecho do BRT até Icoaraci, incluindo o viaduto, será concluído até dezembro deste ano.
Para o vereador Igor Andrade as fiscalizações são de suma importância e mostraram que o andamento da obra está acelerado. “Foi surpreendente visitar as obras do BRT e verificar que o elevado continua sendo construído nessa época de grandes chuvas. Quando se fala de mobilidade urbana, todas as obras causam transtorno, mas o transtorno passa e a melhoria fica”, declarou.
Texto: Kennya Corrêa