Prefeito de Belém participa de evento de valorização dos engenheiros florestais

“Os engenheiros florestais são aquelas pessoas que têm a mão boa para fazer com que a floresta cresça, mas com base no conhecimento científico. Eles têm um papel importante em uma cidade como Belém, que tem muitos quintais, canteiros, e uma necessidade enorme para recuperar sua condição de verdadeira metrópole da amazônia”, afirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, sobre a importância dos engenheiros florestais para a cidade, durante a abertura da I Semana de Engenharia Florestal do Pará, organizada pela Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado do Pará (APEF).

O Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, com suas mais de 80 mil espécies da fauna e flora amazônica, foi o local escolhido para ser o palco da abertura do evento na manhã deste sábado, 10.

A presidente da APEF, Jéssica Maciel, ressalta que o objetivo do evento vai para além de comemorar o Dia do Profissional da Engenharia Florestal, que ocorre neste domingo, 12 de julho. Ela enfatiza que é fundamental divulgar para a sociedade a importância do profissional quanto à manutenção dos recursos florestais da cidade, e por isso a associação escolheu o Bosque para celebrar e valorizar essa atuação profissional.

Qualificação profissional

Outro objetivo do evento é oferecer capacitação e reciclagem para os profissionais da área. Para isso, durante a programação do evento serão oferecidos cursos para universitários e profissionais formados.

A engenheira florestal Taiane Sousa, é uma das profissionais que participou da capacitação em Identificação Botânica, promovida pelo evento no Bosque. “Ao concluir o curso, nós profissionais, temos muita dificuldade de nos incluirmos no mercado. Até mesmo as empresas não conseguem mapear esses profissionais com facilidade. E associações como a APEF são muito importantes para fazer o profissional se encontrar no mercado, oferecendo suporte técnico científico, por meio de capacitações e cursos”, destaca a engenheira.

A programação da I Semana de Engenharia Florestal do Pará segue até o próximo dia 17, promovendo rodas de diálogos sobre a profissão de Engenharia Florestal e minicursos na área em diversos pontos da cidade, como no Bosque Rodrigues Alves.

Texto: Fabricio Lopes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar