Imponente, majestoso e com uma arquitetura neoclássica. Assim se apresenta o Theatro da Paz localizado na praça da República, no centro de Belém, reaberto ao público neste domingo, 22, após nove meses fechado por causa do agravamento da pandemia da Covid-19 na cidade, seguido de uma reforma no espaço.
A cerimônia de reabertura da maior casa de espetáculos da Região Norte do Brasil contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e a participação de diversas autoridades e artistas. O público pode participar de maneira presencial, mas seguindo as recomendações de segurança à saúde, como o uso de máscara, do álcool em gel e cumprimento do distanciamento social, tudo para evitar a propagação da Covid-19. A capacidade de público foi reduzida em 50%.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da noite de espetáculo que marcou a volta do Theatro da Paz. Segundo o gesto de Belém, o "Theatro da Paz está entre os teatros mais importantes e mais bem equipados do mundo” e aproveitou o momento para parabenizar e agrandecer os envolvidos pelo retorno do funcionamento de um dos principais pontos turísticos da capital paraense.
A satisfação de testemunhar a reabertura do Theatro da Paz não foi apenas do prefeito de Belém, mas de outras pessoas que têm memória afetiva com o espaço. “Eu amo esse teatro, eu toco nele desde quando eu era criança. Então essa experiência de estar aqui é como voltar para casa. Eu não vejo a hora de voltar e me apresentar aqui e o teatro está lindo” declarou a musicista Marília Caputo, presente na reabertura do Theatro da Paz neste domingo.
Já para o administrador de empresas Ricardo dos Santos Costa a experiência de prestigiar a volta do Theatro da Paz foi ímpar. Natural de Portugal e pela primeira vez em Belém, o turista conta que “o espaço tem uma beleza extraordinária, única. É um verdadeiro palco para a cultura local e nacional”.
O Theatro da Paz foi inaugurado no dia 15 de fevereiro de 1878 e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), que o considera como um dos Teatros-Monumentos do País. A programação de reabertura do espaço cultura segue até o próximo dia 31 de agosto com visitação guiada, apresentações musicais e de dança. Serão distribuídos diariamente 300 ingressos, trocados por um quilo de alimento não perecível duas horas antes do início dos espetáculos.
Texto: Fabricio Lopes