O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, esteve reunido com Francisco Vasconcelos e Daivison Portelio, do Comitê Voluntário Arte pela Vida. A instituição completa 25 anos em 2021 e atua no atendimento a pessoas vivendo com HIV/Aids no estado do Pará. A entidade está preparando uma programação especial, para comemorar o aniversário com uma exposição artística e cultural, no mês de agosto. O prefeito Edmilson Rodrigues aproveitou a ocasião para doar 15 obras, para compor a exposição solidária.
Na primeira gestão do prefeito Edmilson Rodrigues (1997 a 2004) foi implantada a Casa Dia, que atende pacientes do vírus HIV/Aids na capital. Trata-se de um espaço de atendimento, com equipe multidisciplinar, exames de rotina, CD4 e Carga Viral, consultas para avaliação clínica e dispensação de medicamentos antirretrovirais.
"Eles têm um carinho por mim, porque quando prefeito fui fundador da Casa Dia. Na época, contratamos profissionais de infectologia, médicos, enfermeiros e um conjunto de servidores. Agora estamos implantando um novo serviço, mais humanizado", disse o prefeito Edmilson Rodrigues. Ele também destacou a importãncia trabalho desenvolvido pela instituição."Essas pessoas se movem pela solidariedade aos portadores do HIV e especialmente os que desenvolveram a AIDS. Também desenvolvem campanhas educativas. Eles têm atuação na sociedade, estabelecendo parcerias com os outros órgãos, para aperfeiçoar as políticas públicas."
Francisco Vasconcelos, representante do Arte pela Vida, também lembrou da contribuição da primeira gestão do prefeito Edmilson Rodrigues para as pessoas soropositivas. "Foi ele que idealizou e fundou a Casa Dia, que atende todas as pessoas com HIV em Belém, e o centro de testagem. Quando o Arte pela Vida mais precisou, ele fez uma exposição e doou o seu trabalho inteiramente voltado às obras da instituição". Francisco Vasconcelos também aproveitou para agradecer o apoio do prefeito na campanha do Comitê. “Nós viemos reafirmar esse convite para a participação dele nas festividades dos 25 anos do Arte pela Vida, inclusive, com obras doadas por ele.”
Já Daivison Portelio contou que a reunião foi importante, para falar sobre as ações da prefeitura de Belém na promoção de políticas públicas para pessoas soropositivas na capital paraense e sobre o processo de mudança do Arte pela Vida. "Nós também falamos sobre a realidade de quem vive com HIV/AIDS em Belém. O convite para o prefeito também vem no momento em que o comitê está em fase de transformação para uma ONG”, explicou.
Texto: Madson Sousa