O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, está recebendo transfusão de sangue e é preciso repor os estoques. Ele precisa de doação de sangue do tipo A – (negativo). Quem puder fazer esse gesto de amor e solidariedade, pode se deslocar até o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Belém (Ihebe). O Instituito abre nesta segunda-feira, 25 de outubro, às 7h30. Ele fica na travessa Mauriti, 3085, bairro do Marco, em Belém.
Por enquanto, ainda não há novidade sobre o quadro de saúde do prefeito. A informação é dada por meio do Boletim Médico, emitido, normalmente, no começo da noite. Logo que a Coordenadoria de Comunicação (Comus) da Prefeitura de Belém obtiver informações baseadas na ciência, irá publicar.
Procedimento cirúrgico – Ainda na noite deste sábado, 23, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, 64 anos, foi submetido a um procedimento médico, que transcorreu com absoluto sucesso, para drenar uma hemorragia localizada na caixa torácica ou cavidade torácica. A hemorragia foi causada por uma contratura muscular e facilitada pelo uso de medicamentos e anticoagulantes necessários ao tratamento pós-covid.
O procedimento foi realizado com sedação e anestesia local. O prefeito, que está internado, passa bem, respira sem ajuda de aparelhos, mantendo todos os sinais vitais e funções orgânicas normais. O pós-operatório será realizado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ele foi internado na tarde deste sábado, 23, na Unidade de Urgência do Hospital Porto Dias, no bairro do Marco, em Belém. No hospital, antes da cirurgia, ele fez uma bateria de exames, por determinação da equipe médica. A ida para o hospital ocorreu após ele sentir fortes dores nas costas, que o impossibilitava, inclusive, de se locomover.
Primeira internação – No último dia 19, o prefeito de Belém recebeu alta médica após 12 dias de internação em um leito do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital da Beneficente Portuguesa, para tratamento da covid-19.
O prefeito Edmilson Rodrigues tomou a primeira dose no dia 25 de março e a segunda dose 20 de abril. No entanto, começou sentir os primeiros sintomas da covid-19 na última semana de outubro.
E testou positivo para a doença no dia 1º de outubro, começou o tratamento em domicílio e dia 6 de outubro foi internado, quando passou pelos cuidados da equipe multiprofissional do hospital.
Texto: Cleide Magalhães
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								