A reunião de abertura do Programa de Participação Popular "Tá Selado" na noite desta segunda-feira, 24, reuniu quatro bairros do Distrito Administrativo do Benguí (Una, Coqueiro, Cabanagem e Parque Verde). Com a participação do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a plenária foi feita de forma virtual e transmitida via YouTube.
O programa é um processo que permite a participação dos moradores de Belém e ilhas nas decisões do governo municipal, onde a população pode apresentar demandas, propostas e sugestões de projetos e políticas públicas que venham a beneficiar os bairros e toda a cidade.
Durante a reunião de abertura o prefeito Edmilson Rodrigues destacou a importância do programa e a diferença que faz a participação popular na gestão. "O povo tem o direito de pensar na cidade como um todo, decidir e opinar na política. Falar sobre projetos fundamentais para Belém, opinar e comentar sobre a macrodrenagem. Vamos debater o racismo, a homofobia e diversas políticas públicas".
Considerando a participação dos 72 bairros de Belém, o gestor municipal anunciou que as ideias podem ser utilizadas no Plano Plurianual do Município (PPA). " As ideias que forem surgindo serão sistematizadas por uma equipe de alto nível para elaboração do plano e para votação popular", comentou o prefeito.
Plenárias- Nas reuniões os moradores vão eleger representantes para compor os conselhos de bairro e os conselhos distritais. O município tem 72 bairros divididos em oito distritos administrativos.
"Neste primeiro momento não vamos eleger os delegados, mas vamos abrir as inscrições. Qualquer pessoa pode se candidatar, mas é necessário seguir alguns critérios", explicou Cláudio Puty, titular da Secretaria de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep).
Durante as pautas das reuniões nos bairros, a plenária terá que se basear em três perguntas chaves: Qual o principal problema do bairro? O que consideram o principal problema de Belém? Quais as soluções pensadas para a cidade?
Serviço – As plenárias no Daben prosseguem nesta terça-feira, 24, a partir das 19h, com a participação dos bairros do Bengui, Pratinha, Tapanã e São Clemente. A população pode participar do processo de duas formas: pelas reuniões virtuais de bairro ou contribuindo com propostas e sugestões na plataforma do Tá Selado acessando o link: belem.pa.gov.br/taselado.
Texto: Victor Miranda