A abertura da 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes foi realizada na noite desta quarta-feira, 1, na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou, ao lado do governador do estado do Pará, Helder Barbalho, da solenidade que contou com homenagens a pajé e escritora Zeneida Lima e ao escritor Vicente Cecim, além de show cultural.
Em um formato mais reduzido, devido a pandemia, a Feira do Livro, promovida pelo Governo do Estado, conta com mais de 20 estandes que disponibilizarão diversos acervos acadêmicos, infantis, religiosos, científicos, romance, entre outros.
Durante a cerimônia de abertura, o escritores Vicente Cecim, in memoriam, e Zeneida Lima foram homenageados. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, percorreu toda a Feira e conheceu um pouco dos acervos oferecidos. O gestor municipal lembrou da participação em feiras anteriores.
"É uma emoção para um professor, como eu, participar de mais uma Feira do Livro. Tive a honra de lançar alguns livros em eventos passados. Agora é a feira das multivozes, com a sabedoria indígena, quilombola e de todas as religiões".
Participação – A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), conta com um estande na feira para apresentar as ações educativas da rede municipal de ensino por meio das 11 coordenações. Neste primeiro dia de programação, a Coordenação de Educação Escolar dos Indígenas, Imigrantes e Refugiados (CEIIR) apresentou um pouco do trabalho do setor.
A advogada Maria Luiza Furlan, de 24 anos, aproveitou para conhecer um pouco do trabalho da coordenação. "Fiquei muito feliz em conhecer esse estande e ver que a prefeitura tem desenvolvido um trabalho muito importante na inclusão social, na educação e na garantia dos direitos humanos das populações indígenas, dos imigrantes e dos refugiados".
Também no estande da prefeitura, foi lançado o livro "Poemas Para as Guerreiras", escrito pelos alunos da Escola Municipal Avertano Rocha, do distrito de Icoaraci. Segundo a titular da Semec, Márcia Bitencourt, a programação vai levar um pouco do que ocorre nas escolas municipais.
"Nesse estande tem uma programação grande de todas as nossas coordenadorias, desde a educação infantil, a coordenadoria indígena, a educação de jovens e adultos, o SISMUBE, nosso sistema de bibliotecas. Também tem lançamento de livros dos estudantes. Tá muito animado, é uma programação extensa, todos os dias estaremos de manhã, de tarde e a noite na feira com uma programação da educação, de tudo que acontece nas escolas municipais”.
Bonus – Pela primeira vez, a Prefeitura de Belém disponibilizou Bônus Livro a todos os servidores da educação. Serão R$ 200,00 em crédito para cada um dos 6.416 servidores contemplados, que poderão ivestir em livros para promover a melhora pedagógica.
Professora da Semec e atualmente na coordenação de educação de indígenas, imigrantes e refugiados, a educadora Aida Rodrigues ressaltou a valorização dada aos servidores que atuam na educação.
"Nós fomos contemplados com o Bônus Livro, e a gente fica muito satisfeito porque é uma forma de investimento no nosso trabalho. Nós que somos professores, nós precisamos desse tipo de investimento pra que a gente possa, de alguma maneira, além daquilo que a gente já faz de forma pessoal, mas que a gente consiga investir na nossa valorização, na capacitação enquanto professor. Já vi alguns livros, de forma bem rápida, mas vou comprar algumas literaturas de Paulo Freire".
O prefeito Edmilson Rodrigues destacou que todos os servidores da Semec foram agraciados com o Bônus Livro. "O bônus passou a incorporar todos os servidores que atuam na educação, o auxiliar de serviços gerais, a merendeira e outros, sendo todos com o mesmo direito".
Serviço – A 24 ª Feira do Livro e Multivozes segue até o próximo domingo, 5, das 9h às 21h. A entrada está funcionando por meio de rotatividade de 1.500 pessoas por turno no local de visitação dos estandes, além da exigência da apresentação carteirinha de vacinação completa para as faixas etárias já incluídas na campanha de imunização contra a covid-19.
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								