A Convenção Interestadual Pará, Amapá e Roraima, organizada pelo Movimento Cabano em Apoio às Lutas pela Autodeterminação dos Povos (Mocap), foi realizada de forma virtual e transmitda ao vivo pelo Youtube, no final da tarde deste sábado, 15. O evento contou com a participação do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que colaborou na programação como palestrante.
Com o tema Cuba: Do bloqueio à pandemia, construindo um país livre e soberano, a convenção contou com palestras, exibição de vídeos de solidariedade a Cuba e debates de diversos assuntos relacionados ao país caribenho, como o enfrentamento à pandemia, a produção das vacinas no país, a construção de solidariedade entre Belém e Cuba e a intervenção do bloqueio na vida da sociedade Cubana. A programação teve, ainda, a apresentação musical da cantora Maria Gimenez, que interpretou a letra da música "Esse rio é minha rua", composição do poeta santareno Ruy Barata.
Durante a apresentação, o prefeito Edmilson Rodrigues lembrou a boa relação entre Belém e Cuba e destacou a importância do país no combate à pandemia de Covid-19, com a produção de vacinas próprias.
"Belém e Havana, capital de Cuba, são cidades irmãs. Estive, recentemente, com o embaixador de Cuba e conversamos sobre as vacinas Soberana 2 e Abdala. Além disso, esperamos fazer uma cooperação técnica, entre Belém e Havana, para ajudar em diversos aspectos, como na questão da alfabetização", disse o prefeito Edmilson Rodrigues.
O embaixador de Cuba no Brasil, Rolando Gonzáles, que também participou como palestrante, agradeceu a parceria feita com Belém e reafirmou a contribuição com a cidade. "Reitero a cooperação com Belém, começando com as conversas sobre a compra das vacinas produzidas em Cuba."
No final do encontro, o organizador da Convenção Interestadual, Paulo Rodrigues, anunciou a entrega do prêmio Pindomora de Solidariedade e Amizade com os Povos, ao prefeito de Belém, pelo trabalho desenvolvido, e à Araceli Lemos, que sempre teve uma atuação destacado à frente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp).
Participaram da Convenção, a consulesa de Cuba em São Paulo, Jasely Fernándes, os mediadores do encontro, Ribamar Olivera e Vivian Bandeira, além de representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará (Adufpa), do Sintepp, do Partido Comunista do Brasil (PC do B), da Unidade Popular pelo Socialismo e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								