Prefeito Edmilson Rodrigues participa da estreia do documentário "Depois do Vendaval"

Após quatro décadas , entre filmagens, paralisações e retomadas da produção, o filme "Depois do Vendaval" foi lançado na noite desta segunda-feira, 27, no Cine Líbero Luxardo, localizado na Centro de Cultura Tancredo Neves (Centur).

O longa metragem trata dos momentos de luta, como a greve dos trabalhadores, a anistia aos presos e a reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), fatos que contribuíram o fim da Ditadura Militar no Brasil.

O documentário entrevista diversos personagens que viveram esse período, onde cada um relembra e conta, por meio de uma visão individual, os momentos de angústia, luta, fraternidade e alegria. A obra cinematográfica foi produzida pelos cineastas Luiz Arnaldo Campos, José Carlos Asberg e Sérgio Peo.

A estreia do longa contou com a participação do prefeito de Belém, Edmilson Rodriguges, que acompanhou atentamente os 80 minutos de filme. "Esse filme é de esperança. Essa é a nossa história e é difícil superar.Toda luta revolucionária é solidária e para afirmar o amor, por isso o futuro é promissor".

Ao final do filme, o público que acompanhou a sessão aplaudiu de pé o resultado da obra cinematográfica. A professora de história Venize Rodrigues, de 74 anos, reviveu todo esse pperíodo durante a exibição do filme. "Este filme reacendeu minha memória de tudo que ocorreu. Não podemos esquecer e o filme faz isso, não deixa isso para trás".

Após a exibição do documentário, o diretor do longa, Luiz Arnaldo Campos, participou de um bate-papo com o público, ao lado do prefeito Edmilson Rodrigues, e do reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho. O cineasta, que é o único dos três responsáveis pelo filme que reside em Belém, comentou sobre a alegria de, finalmente, lançar a obra.

"É uma reflexão de capacidade de renúncia, entrega e resistência. Por isso, fomos resgatar isso 40 anos depois. Conseguimos finalizar esse filme por meio de uma campanha de financiamento coletivo e deu certo".

O filme já foi exibido, há alguma tempo, como série documental no canal Brasil. Agora, o objetivo é lançá-lo nacionalmente, com possibilidade de ocorrer no ano que vem.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar