O município de Belém foi a cidade que mais gerou emprego no estado do Pará, em 2021, proporcionando mais de 100 mil de postos de trabalho, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará ( Dieese-PA).
Visando aumentar a geração de emprego na capital, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou na tarde desta segunda-feira, 14, de um encontro com o governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro do Trabalho e Previdência, Onix Lorenzoni, para falar sobre o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário.
A reunião para apresentar o programa foi realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no bairro de São Brás, e teve ainda a presença do presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Wagne Machado, e de diversos prefeitos de municípios paraenses, que participaram remotamente.
Programa – O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário busca qualificar os trabalhadores e gerar renda, priorizando os jovens entre 18 e 29 anos, e também os trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos, com o objetivo de aumentar a empregabilidade.
Por meio do programa, as prefeituras vão poder abrir editais e preencher vagas de acordo com os requisitos dos trabalhadores que participam do programa.
Emprego – Segundo dados do Dieese-PA, a cidade de Belém foi o primeiro município do Pará e o segundo da região norte que mais gerou empregos no ano de 2021.
Mais de 100 mil postos de trabalhos foram criados, principalmente no setores de serviço, construção e comércio.
Bora Belém – A Prefeitura de Belém vem atuando para para aumentar, cada vez mais, a geração de empregos, principalmente com a criação do Bora Belém, quem vem gerando renda para famílias em vulnerabilidade social e capacitação.
Texto: Victor Miranda