Prefeito Edmilson Rodrigues participa de inauguração do prédio da Faculdade de Dança da UFPA

Estudantes do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA) receberam, nesta sexta-feira, 18, um prédio para o funcionamento da parte administrativa, pesquisa e ensino da Faculdade de Dança.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da inauguração do espaço, localizado na Travessa Três de Maio, bairro de São Brás, onde também ocorreu o lançamento do livro Filosofia da Dança, de autoria do poeta e professor voluntário da UFPA, João de Jesus Paes Loureiro, obra desenvolvida a partir das aulas ministradas na instituição.

Edmilson Rodrigues enfatizou o papel que a arte desempenha no dia a dia das pessoas, principalmente, em tempos que enfrenta barreiras para ser produzida no país.

"A arte é inconformismo. É revolução, no sentido mais amplo da palavra", define o prefeito. Para ele, participar do evento foi uma honra, pois são pessoas que têm o poder criativo da sabedoria, capacidade de penetrar no imaginário e capturar as pessoas. "O movimento, seja espontâneo ou orientado é a expressão da alma. E esse momento aqui é histórico para ciência e para arte", destacou o prefeito.

Sonho concretizado

O prédio abrigará professores, estudantes e setor administrativo da Faculdade de Dança, criada em dezembro de 2019. "É uma alegria muito grande, um dia de celebração para todos nós", contou a diretora da Faculdade de Dança, Daísa Gomes do Rosário.

"Estamos aqui celebrando uma conquista da faculdade e de toda a Universidade Federal do Pará. É um momento muito importante e quero agradecer a todos envolvidos e contribuição que vocês dão para a UFPA. Vocês são fundamentais para a nossa Universidade", afirmou Tourinho.

Onze professores vão ministrar aulas no novo prédio, que conta com biblioteca, banheiros, salas administrativas e de ensino.

Para os alunos, a nova casa é a realização de um sonho, sentimento da estudante do 6° semestre do curso de licenciatura em Dança, Juliana Soares. "Como estudante é muito saber que agora temos um espaço. É o começo do nosso futuro. Só de estarmos aqui é o inicio de um sonho realizado", revelou, entusiasmada.

A inauguração contou com apresentação de alunos do curso de dança do Projeto Brinquedo Cantado da Amazônia.

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar